quinta-feira, 21 de julho de 2016

Salário R$26 reais ao dia???

Agente de segurança para Rio-2016 é aprovado após teste virtual e palestra
Trabalhar na Olimpíada no "auxílio ao controle de acesso aos Jogos", uma função-chave da segurança, é uma oportunidade que ainda está disponível aos interessados.
Para se inscrever, bastar ter ensino médio. O salário é de R$ 26 ao dia, mais um lanche.
A 16 dias da Olimpíada, o processo de seleção de 5.000 operadores de detectores de metal e aparelhos de raio-x ainda está em andamento.
O procedimento para a contratação é sumário: análise de currículo, palestra, leitura de uma apostila e prova virtual.
Para especialistas, a seleção é marcada pelo improviso, colocando em risco a segurança dos Jogos.
"Os gestores deixam o evento vulnerável com essa escolha no improviso", opinou o antropólogo Paulo Storani, especialista em segurança de grandes eventos.
"Isso não pode ser levado a sério. Não é em uma entrevista que você verifica se alguém está capacitado para exercer essa função", afirmou o delegado federal aposentado Ângelo Gioia, que já atuou na fiscalização de empresas de segurança na PF.
OUTRO LADO
A Sesge, ligada ao Ministério da Justiça, diz que a Força Nacional de Segurança vai supervisionar os funcionários privados que controlarão o acesso às instalações olímpicas. Policiais farão revistas pessoais, quando necessário, e checagem de credenciais e demais exigências de acesso.
Profissionais do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) irão monitorar os equipamentos utilizados.
Segundo a Sesge, a Artel é especializada "na operação de equipamentos de inspeção eletrônica de pessoas, bagagens e cargas".
Sobre o processo de seleção de pessoal, o órgão federal limitou-se a dizer que avaliou os antecedentes de 30 mil candidatos.
A Simetria informou que o curso on-line é de responsabilidade da Sesge e que não tem qualquer gerência ou conhecimento de conteúdo.
O representante da Artel, Deivison Scheffer Jacinto, não foi localizado pela Folha para comentar o caso.