sábado, 28 de maio de 2016

Boletim confirma mais 5 mortes por dengue. Uma é de Assaí

Segundo a Sesa, foram três óbitos na região de Londrina e dois no Sudoeste; curva epidemiológica da doença começa a cair
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou ontem mais cinco mortes provocadas pela dengue no Estado.
Além dos óbitos de duas mulheres de Londrina, o novo boletim epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti listou outros três casos no Estado: em Assaí (Norte Pioneiro), Pérola D’Oeste e Francisco Beltrão (Sudoeste).
Com a atualização do boletim, o Paraná chega a 55 mortes no atual período epidemiológico, que começou em agosto do ano passado.
O número de casos confirmados chegou a 48.104, com 2.622 a mais que na semana anterior. Apesar do crescimento dos casos, os especialistas da Sesa identificaram que a curva epidêmica da doença começou a cair no Estado.
Pela primeira vez no atual período epidemiológico, nenhum município entrou em epidemia no Estado, o que manteve a lista com 74 cidades com 300 ou mais casos a casa 100 mil habitantes, taxa referência para níveis epidêmicos.
"O número de municípios em epidemia se manteve estável e as notificações também estão reduzindo gradualmente", informou o coordenador da Sala de Situação da Dengue, Raul Bely.
Apesar da melhora no cenário, a Sesa adverte que os cuidados com a prevenção não devem ser abandonados.
"Mesmo com o número de confirmações de novos casos caindo, a mobilização não pode parar. Temos que combater a dengue o ano inteiro, principalmente nas regiões endêmicas da doença", disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide Oliveira.
A superintendente pede que os moradores façam vistorias à procura de recipientes que acumulam água pelo menos uma vez por semana.
"Os ovos do Aedes aegypti podem permanecer por mais de um ano à espera de água para eclodir, por isso é importante eliminar recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya."
Fonte: Folha de Londrina 25/05