sábado, 25 de abril de 2015

Reajustes acima da inflação garantem aumento real aos servidores do Paraná

Nos últimos quatro anos, o Governo do Paraná ampliou o poder aquisitivo dos servidores concedendo aumentos nos salários acima da inflação para quase todas as categorias do funcionalismo público, principalmente professores, policiais e profissionais da saúde.
Além dos reajustes, foram feitas grandes contratações para recuperar a defasagem de profissionais em áreas prioritárias.
A valorização dos servidores, com evolução salarial e criação de planos de carreira, é uma das principais marcas da gestão do governador Beto Richa. Entre 2011 e 2014, a média de reajuste do salário base do funcionalismo foi de 63,6 por cento.
O porcentual é superior a inflação acumulada para o período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, que é de 26,7 por cento.
O governador Beto Richa disse que os servidores públicos são fundamentais para a manutenção de um Estado eficiente.
Das 42 categorias do funcionalismo, 34 foram contempladas com reajustes salariais expressivos acima da inflação. O comparativo dos reajustes leva em consideração o salário inicial das categorias em 2010 e 2014. Com os reajustes, progressões e novas contratações, o investimento anual do governo estadual com o funcionalismo aumentou de 10 bilhões em 2010 para 17 bilhões e 500 milhões de reais no ano passado.
Beto Richa lembrou que, quando assumiu o governo, a defasagem salarial dos servidores era grande.
O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes, Julio Takeshi Suzuki Júnior, disse que os aumentos salariais dos últimos anos ampliaram o poder de compra dos servidores estaduais.
Os servidores da saúde, educação e segurança, áreas prioritárias do governo, tiveram os aumentos salariais mais expressivos.
O salário base de um professor que ingressou no magistério em 2010 era de 2.001 reais e 78 centavos. No ano passado, com reajuste de 59,59 por cento, o salário inicial chegou a 3.194 reais e 71 centavos. Aumento real de 32,9 por cento, em quatro anos.
O governador disse que os professores tiveram o maior aumento salarial da história do Paraná.
Na segurança pública, com os reajustes e mudanças na carreira, o soldado paranaense que ingressa hoje na Polícia Militar recebe salário de 3.651 reais e 10 centavos, valor 59,47 por cento superior ao que recebia em 2010.
O aumento real é de 32,7 por cento. Com isso, o Estado paga hoje um dos maiores salário do Brasil para soldado, atrás do Distrito Federal que recebe ajuda de custo da União. Também houve melhorias para policiais civis, investigadores e agentes penitenciários.
Na área da saúde, além dos reajustes anuais, o Governo reestruturou a carreira dos servidores com a criação, em 2014 de quadro próprio para a área.
Com isso, o aumento médio em quatro anos foi de 43 por cento. A tabela da carreira hoje conta com as categorias: agente de apoio, agente de execução e agente profissional.
Além dos aumentos salariais, o governo estadual também reajustou as gratificações pagas aos servidores públicos estaduais que desempenham funções especiais. Todas as 19 faixas tiveram o benefício reajustado acima da inflação.