sábado, 18 de abril de 2015

Colégio Barão realiza simulação de Plano de Abandono Escolar

Na manhã desta quarta (15), professores, funcionários e cerca de 575 alunos do Colégio Barão do Rio Branco de Assaí fizeram um exercício de simulação de abandono da edificação escolar.
Este treinamento foi realizado pela Defesa Civil, sob o comando do Sargento Euclides Tadeu da Silva, no qual relatou aos alunos a importância da preparação, caso seja necessário colocar em prática os conhecimentos obtidos.
Todas as escolas estaduais do Paraná passaram por treinamento para formar brigadas de incêndio nas instituições da rede. O Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola, capacita a comunidade escolar para agir de modo seguro em situações de emergência e pânico.
Segundo a Diretora Inês Kiyomi Koguissi, esse exercício de simulação de abandono seria feito nos três turnos. Além de exaltar a colaboração dos alunos, pois já é o segundo ano que o colégio passa pelo treinamento, onde já faz parte do cronograma das atividades anuais, e que o próximo será no mês de setembro.
“Nas escolas como há presença de grande quantidade de pessoas, a preocupação com a saída segura dos alunos nas emergências, é tema relevante e merecedor de atenção. É necessária a execução de simulação rotineira, para promover a cultura preservacionista do abandono das edificações escolares nessas situações, para evitar perdas humanas”, explica a diretora.
De acordo com o Sargento a simulação foi realizada em menos de 8(oito) minutos,onde ele considerou a agilidade e o comportamento dos alunos indispensável para o bom andamento da simulação.
“O Plano de Abandono deve ser executado em casos de incêndio, explosão ou outros riscos, como vazamento de gás, desabamento ou enxurradas, acidentes de grande vulto que ofereçam insegurança às pessoas ou outras situações em que o diretor entender ser necessária a retirada da comunidade escolar”, relata o Sargento Tadeu.