sábado, 18 de abril de 2015

PSICÓLOGO ASSAIENSE TEM ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA CIENTÍFICA NA VENEZUELA

O Psicólogo do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Francis Willian Bueno Lourenço, publicou, o artigo “Analizando la expansión del trabajo inmaterial y algunos de sus efectos sobre el cuerpo del trabajador” (Analisando a expansão do trabalho imaterial e alguns de seus efeitos sobre o corpo do trabalhador), na revista científica FERMENTUM, editada pela Universid de Los Andes na Venezuela.
O artigo foi enviado para análise técnica, e aceito de imediato pela organização acadêmica. No entanto, como a produção científica universal é de grande escala, e a revista FERMENTUM já tinha uma programação para as próximas edições de suas revistas, o presente artigo foi publicado oficialmente na edição quadrimestral de 2015. O artigo foi produzido em parceria com a Profª Pós-Doutorada em Psicologia Clínica pela PUC/SP, Sonia Vargas Mansano, docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A produção científica foi fruto de uma pesquisa, que buscou analisar o impacto do trabalho na vida, na saúde mental e emocional do trabalhador, e seus desdobramentos no corpo, e, possíveis psicopatologias.
“É muito gratificante ter em nosso quadro de servidores, funcionários comprometidos e envolvidos com políticas públicas voltadas para a população. Parabenizo o psicólogo Francis pela notável conquista de nível internacional, e desejo sucesso em sua careira profissional”, comente ao prefeito Luiz Mestiço.
“Nas últimas décadas, o profissional desejado pelas organizações agrega características como flexibilidade, criatividade, conhecimento e sociabilidade. Nota-se que estamos vivendo uma franca disseminação do denominado “trabalho imaterial”, que pode ser caracterizado pelo processamento de dados informacionais, analíticos e afetivos. Esse tipo de atividade não necessariamente culmina em um produto material ou mensurável, mas na relação social, na produção de conhecimento e na comunicação. A presente pesquisa buscou compreender quais os efeitos desse tipo de atividade na saúde desse profissional. Pode-se constatar no decorrer deste estudo que, com a dissolução da fronteira que separa a vida pessoal da profissional, o trabalhador passou a ser exposto a novas exigências de mercado e aos diferentes dispositivos de controle estão espalhados pelo campo social. Deste modo, sua saúde vem sofrendo impactos significativos, os quais acabam por gerar diferentes psicopatologias ligadas ao cotidiano laboral. Como conclusão parcial, foi possível compreender os desafios bem como as possibilidades encontradas pelo trabalhador contemporâneo para realizar suas atividades, apesar das formas de controle que tanto impactam seu corpo e sua saúde”, Francis Willian Bueno Lourenço é psicólogo Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela (UEL), e atua no CREAS do município de Assaí, trabalhando no atendimento de Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa e seus familiares. Também atua na área de Psicologia Clínica, atendendo no Hospital e Maternidade Santa Rita de Assaí (CLIMAS).