sábado, 18 de abril de 2015

Corrupção: o mal que contaminou o Brasil de todos!!!

Todos os dias vimos os noticiários divulgados pelos meios de comunicação, e sempre há um fato novo ligado á corrupção que assolou o país: mensalão; escândalos das privatizações; operação lava jato; desvios através de licitações; a ambição dos políticos presos por beneficiamento ou envolvimento em fraudes; e a crise política da base governista. Milhões foram desviados por “empreiteiras de fachada”, enriquecimento ilícito de agentes públicos, através de movimentações bancárias, e lavagem de dinheiro.
O povo brasileiro só recebe más notícias - seja pelo lado econômico com esses aumentos abusivos dos produtos de bens de consumo, da energia elétrica, da gasolina e dos altos impostos; ou pela sujeira que estava escondida embaixo do tapete. Vários setores públicos estão sendo manchados pela corrupção desenfreada dos que deveriam zelar pelo patrimônio moral brasileiro.
As empresas que são conhecidas como corruptas afastam os possíveis investimentos, portanto, a economia toda cresce menos por causa disso.
Antes, era raro ver denúncias sobre escândalos, porque os malfeitos eram quase sempre engavetados, e ninguém ficava sabendo. A prevenção e o combate à corrupção tornaram-se prioridade, por meio de ação judicial, com transparência e incentivo à participação da sociedade civil.
O povo pede agilidade nas investigações, punições para os culpados e transparência nos processos. O judiciário, através da Polícia Federal e órgãos de investigação estão cumprindo com seu papel de, dar nomes aos que estavam escondidos por trás de esquemas fraudulentos. Prisões estão sendo realizadas e, quadrilhas sendo desbaratada, devido a isso estamos vendo o fortalecimento e a autonomia da Polícia Federal diante de todo esse esquema milionário.
O fato é que as desgraças chegaram simultaneamente: a crise política do governo Dilma de mãos dadas com a corrupção. Várias denúncias e esquemas descobertos envolvendo políticos, como os “caixa dois” para campanhas e desvios de recursos através da estatal Petrobrás. Isso está resultando numa explosão ainda não sabida. Mas o fato é que um possível impeachment da presidenta volte a ecoar no povo brasileiro. Manifestações populares ocorrendo pedindo o fim da corrupção.
Fica o questionamento: Quem pagará essa conta? O dinheiro desviado será devolvido aos cofres públicos? Não nos custa nada sonhar com um Brasil menos corrupto.
GLÓRIA SILVA - JORNALISTA