quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ex-contadora de Youssef depõe na Justiça Federal

Na próxima semana, Meire Poza falará a pedido do MPF sobre repasse de valores robustos a políticos e partidos
Paulo Lisboa
Meire Poza não quis dar entrevistas à imprensa ontem; após a audiência na Justiça Federal, ela teria voltado a falar com a PF.
Curitiba - A ex-contadora de Alberto Youssef, Meire Poza, prestou seu primeiro depoimento na Justiça Federal do Paraná ontem de manhã.
Ela foi ouvida como testemunha de defesa de Carlos Alberto Pereira da Costa, citado como "testa de ferro" do doleiro londrinense na ação penal que trata de evasão fraudulenta de US$ 444,6 milhões (cerca de R$ 998 milhões) entre julho de 2011 e março de 2014, por meio de contratos de câmbio para pagamento de importações fictícias, utilizando nome de laranjas ou empresas de fachada, especificamente a Bosred Serviços de Informática Ltda., HMAR Consultoria em Informática Ltda., Labogen S/A Química Fina e Biotecnologia, Indústria e Comércio de Medicamentos Labogen S/A, Piroquímica Comercial Ltda., e RMV e CVV Consultoria em Informática Ltda.
Meire chegou na sede da Justiça Federal pouco antes das 9 horas e ao final da audiência deixou o prédio sem falar com a imprensa.
Informações extraoficiais dão conta de que ela ainda teria se dirigido à Polícia Federal para prestar esclarecimentos que devem auxiliar nas investigações.
Segundo o advogado de Youssef, Antônio Figueiredo Basto, o depoimento de Meire Poza não trouxe nenhuma novidade ou prova documental.
Ele ressaltou que a ex-contadora somente confirmou que o doleiro não era dono da Labogen.
"Para mim foi positivo porque ela afirmou que o Youssef não é dono da empresa. Ela veio para falar da Labogen e de contratos de câmbio e ela não sabia nada disso, especulou muito e não fez nenhuma afirmação concreta. Foi um testemunho, na minha opinião, vago, de credibilidade muito pequena. Então o depoimento para o processo de hoje foi absolutamente inútil, ela não conhecia nada", afirmou.
Já para Rodrigo Castor de Mattos, advogado de Carlos Alberto Pereira da Costa, a presença de Meire foi positiva.
"Cada um acaba tendo um ponto de vista diferente da audiência. Para meu cliente, a presença dela foi fundamental e muito esclarecedora", resumiu o advogado. Além da ex-contadora, outras duas testemunhas foram ouvidas nas oitivas de ontem.
Na próxima semana vão ocorrer os interrogatórios dos seis réus citados nesta ação penal. Alberto Youssef e Carlos Alberto Pereira da Costa serão ouvidos no próximo dia 29; Esdra de Arantes Ferreira, Leandro Meirelles, Leonardo Meirelles, Pedro Argese Júnior e Raphael Flores Rodriguez, no dia 28.
Rubens Chueire Jr.
Reportagem Local