quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ASSAÍ - Governo federal atrasa repasse de dinheiro para moradias rurais

Em maio desse ano, em Assaí, houve o início da construção de duas casas de um total de 20 unidades integrantes do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do governo federal.
Ocorre que aquele projeto sofreu paralisação, devido à falta de repasse de recursos. 
E a culpa é do governo federal.
Segundo ofício do Escritório Regional de Londrina da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), "está ocorrendo um atraso no repasse dos recursos por parte do Ministério das Cidades, e tal problema deverá afetar a todas obras em execução no Paraná e demais Estados, e por ora, não ha qualquer previsão para normalização dos pagamentos."
A seguir a íntegra de expediente encaminhado ao prefeito de Assaí, Luiz Alberto Vicente, pelo gerente regional da Cohapar, Paulo Arildo Domingues, tratando sobre o repasse de para obras rurais do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR):
"A Companhia de Habitação do Paraná, na condição de Entidade Organizadora do Empreendimento de Moradias Rurais, executado neste município no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural, o qual opera com recursos oriundos do orçamento geral da união (OGU), vem por meio deste comunicar que o agente financeiro que opera no referido empreendimento está enfrentando sérios problemas para realizar os pagamentos programados para continuidade das obras.
Conforme informado pelo agente financeiro, está ocorrendo um atraso no repasse dos recursos por parte do Ministério das Cidades, e tal problema deverá afetar a todas obras em execução no Paraná e demais Estados, e por ora, não há qualquer previsão para normalização dos pagamentos.
Ciente da dimensão do problema, e das consequências que podem acontecer em decorrência deste fato, esta Companhia de Habitação do Paraná., na condição de Entidade Organizadora, informa que não vem medindo esforços na busca de providências junto aos Agentes Financeiros, e ao Órgão Federal gestor do Programa, o Ministério das Cidades.
Se faz necessário esclarecer que a Cohapar não é responsável pelos repasses dos recursos, cuja atribuição é dos agentes financeiros habilitados para operar no Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR.
Entretanto. sabedora do desgaste e das complicações que se avizinham, a Cohapar, através do Governo do Estado do Paraná,  continuará buscando de forma incessante a solução para o problema, utilizando todos os mecanismos possíveis para exigir soluções concretas e definitivas dos responsáveis pela  disponibilização dos recursos, para que as obras voltem a ter o andamento satisfatório, possibilitando aos beneficiários, o tão sonhado acesso a moradia digna, com todas as condições necessárias de habitabilidade, segurança e salubridade.
Ao ensejo, apresentamos os nossos protestos de elevada estima e distinta consideração, e nos colocamos a disposição para demais esclarecimentos".
Atenciosamente
Arildo Paulo Domingues
Gerente Regional da Cohapar