terça-feira, 12 de julho de 2016

Professor é preso por suspeita de abuso sexual no Paraná

Adolescentes eram atraídos nas redes sociais; promotora orienta pais a permanecerem em alerta na internet
Viviani Costa - Equipe Folha
A suspeita de invasão ao banco de dados de um colégio particular da cidade de Coronel Vivida, no Sudoeste, resultou na prisão de um professor de 21 anos que teria oferecido as respostas de uma prova a um adolescente. O aluno teria acesso ao gabarito em troca de favores sexuais.
O delegado Rômulo Contin Ventrella, que atua em Coronel Vivida, ressaltou que a denúncia foi feita há dois meses pela direção da escola, após receber o relato do aluno.
"Ele não aceitou a proposta e informou a direção do colégio. De imediato, os diretores pensaram que uma pessoa de fora teria invadido a rede interna de computadores para ter acesso às provas. Mas a investigação apontou que o próprio professor que dava aulas no colégio e tinha acesso livre ao sistema oferecia as provas pelas redes sociais", explicou o delegado.
Conforme as investigações, o professor criou um perfil falso nas redes sociais e passou a assediar meninos na faixa etária de 15 anos.
"Ele fazia um jogo de erro e acerto. Se alguém puxasse conversa, ele tentava assediar", explicou.
Logo após a denúncia feita à direção da escola, o professor apagou o perfil falso das redes sociais.
No entanto, a Polícia Civil conseguiu recuperar todas as informações relacionadas ao rapaz, inclusive as mensagens enviadas aos alunos.
Pais dos adolescentes e funcionários do colégio foram ouvidos.
"Outro adolescente, aluno da rede pública, disse que teve relações sexuais com o professor em duas ocasiões. Nesses episódios, o professor ofereceu dinheiro, bebida e cigarro", detalhou.
O professor também atuava na cidade de Chopinzinho. Duas vítimas haviam sido identificadas até a tarde de ontem. Os dois adolescentes moram em Coronel Vivida.
O professor preso neste final de semana não teve o nome divulgado e deve responder pelo crime de favorecimento à prostituição.
A pena varia de 4 a 10 anos de prisão. Ele foi encaminhado à carceragem da cidade de Pato Branco.
DISCURSO SEDUTOR             
Na manhã desta segunda (11), um rapaz de 24 anos foi preso por policiais civis do município de Ipiranga, na região dos Campos Gerais.
Ele é investigado por abusar sexualmente de três meninas de 12 anos. A apuração iniciada há um mês aponta que os crimes teriam ocorrido durante cinco anos.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, além da prisão do suspeito, dois mandados de busca e apreensão e um de condução coercitiva também foram cumpridos durante a operação batizada de Discurso Sedutor.
Antes abordar as vítimas, o jovem se aproximava dos pais e os abusos ocorriam dentro das residências. O suspeito deve responder por estupro de vulnerável e por coação no curso do processo, já que também teria ameaçado testemunhas. A pena prevista é de até 19 anos de detenção.
A promotora Luciana Linero, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, destaca que 90% das ações penais que tramitam na área da infância e adolescência em Curitiba estão relacionadas a casos de abusos sexuais.
"Os pais devem estar bem atentos ao comportamento dos filhos. Quando isso ocorre, eles costumam demonstrar alterações, ficam mais quietos, choram, ficam mais irritados, não conseguem se concentrar... É importantíssimo também que os pais acompanhem as redes sociais e as ações dos filhos nessas redes. Há muitos perfis falsos. Temos casos bem complicados em que os abusadores aproveitam essa facilidade da internet para atrair os adolescentes", lembrou.
Casos de abuso sexual podem ser denunciados por meio do disque 100. Ao entrar em contato, não é necessário se identificar e a denúncia é repassada, simultaneamente, aos órgãos responsáveis por apurar os fatos.