quarta-feira, 18 de maio de 2016

São Jerônimo da Serra e Curiúva e mais 38 municípios são alvos de auditoria do Tribunal de Contas do Paraná

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) está fiscalizando o acesso à educação infantil em 40 municípios do Paraná.
A auditoria integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2016 que, além desse tema ligado à educação, se dedica a outras quatro áreas essenciais da administração pública: saúde, despesas com pessoal, tecnologia da informação e financiamentos de organismos internacionais de crédito.
O objetivo da auditoria é verificar se as prefeituras estão cumprindo a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a universalização, já em 2016, da pré-escola às crianças de quatro e cinco anos.
Outro foco da auditoria é conferir a ampliação do acesso à creche para crianças até os três anos, também prevista na Meta 1 do  PNE.
Os 40 municípios alvos da auditoria têm população entre 5 mil e 50 mil habitantes. Desse total, 30 encontram-se em situação de mau desempenho na educação, de acordo com sete indicadores previamente compilados pelo TCE-PR, e apresentam déficit superior a 160 vagas de pré-escola.
Os outros 10 municípios auditados estão na lista de bom desempenho na educação, segundo os mesmos indicadores.
A auditoria está sendo realizada por um grupo de 27 analistas de controle do TCE-PR, sob a gerência do servidor Guilherme Vieira. O modelo desse trabalho é um projeto piloto de fiscalização integrada, realizado pelo Tribunal em 2015.
Executado em dez municípios do Estado - não incluídos na auditoria do PAF-Educação - esse levantamento apontou dificuldades para cumprir a meta da universalização da pré-escola a partir dos quatro anos.
Entre as falhas estão falta de informações para o correto planejamento de vagas, falta de professores e instalações inadequadas para receber as crianças nessa faixa etária.
OS 40 MUNICÍPIOS QUE SERÃO AUDITADOS NO PAF 2016 - EDUCAÇÃO
Antonina
Cândido de Abreu
Candói
Capitão Leônidas Marques
Cerro Azul
Cruz Machado
Curiúva
Douradina
Doutor Camargo
Floraí
General Carneiro
Guaraqueçaba
Imbaú
Imbituva
Inácio Martins
Ipiranga
Ivaí
Itambé
Jaguariaíva
Laranjal
Mandaguaçu
Mallet
Mangueirinha
Marilena
Nova Olímpia
Ortigueira
Palmital
Paraíso do Norte
Pinhão
Piraí do Sul
Quedas do Iguaçu
Rebouças
Reserva
Rio Branco do Sul
Sabáudia
Santa Fé
Santa Maria do Oeste
São Jerônimo da Serra
São João do Triunfo
Teixeira Soares