quinta-feira, 12 de maio de 2016

Com 55 votos favoráveis, senadores afastam Dilma da Presidência do Brasil

Julgamento final deve ocorrer em até 180 dias
Com 55 votos favoráveis e 22 contrários, o Senado acaba de decidir pelo afastamento da presidente Dilma Roussef (PT) da Presidência do Brasil.
Os parlamentares aprovaram admissibilidade do parecer remetido pela Comissão Especial do Impeachment e instauraram o processo, afastando automaticamente Dilma do cargo até o julgamento final, que deve ocorrer no período de até 180 dias.
Neste prazo, Michel Temer (PMDB) assume interinamente o comando do País.
O término da votação ocorreu às 5h33 (Campo Grande) da madrugada desta quinta-feira (12).
Em sessão que, após aberta, durou mais de 20 horas, os senadores debateram e votaram pelo parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável à continuidade do processo por considerar que há indícios de que Dilma praticou crime de responsabilidade.
Ao todo, 71 senadores se inscreveram para discursar na tribuna, onde 50 sinalizaram parecer favorável.
Com o resultado, a presidente será comunicada da decisão pessoalmente pelo primeiro-secretário da Casa, Vicentino Alves (PR-TO) e terá seu salário cortado pela metade.
No decorrer do processo, Dilma ainda poderá ficar no Palácio do Planalto, residência oficial da Presidência da República.
Temer é interinamente o presidente do país, podendo agora despachar do Palácio do Planalto e começar a montar sua equipe ministerial.