quarta-feira, 25 de março de 2015

ASSAÍ - O legado de uma professora no espaço rural

Maria Fukiko Kanno, é a história viva de uma professora que vive para servir aqueles que estão do seu lado.
...” Nasci na secção central em Assaí, em 1943 e lá permaneci até quando minha família decidiu vir para Secção Roseira, divisa com Assaí e Jataizinho, onde estou até hoje. Fui professora da Escola Casa Escolar, desta secção, naquele tempo fui nomeada pelo Estado, pelo município de Rancho Alegre, e pedi a transferência para Assaí, onde dei aulas para ensino primário, até 4ª série. Tinha alunos de manhã e a tarde, e cada sala com mais de 30 alunos, e assim fiquei desde 1966 até 1980. Nesse período ajudava meu marido Toshio Kanno, na colheita e produção de uva, onde eu assumia o volante do trator enquanto o marido passava o veneno nas plantações. Recordo-me que muitas famílias viviam aqui perto de nós, e nessa época era em torno de 37 famílias, chegando a ter no período de maior produção, 71 famílias, muitos ajudantes na colônia. Lembro-me que o transporte para Assaí, era de carroça... e quando criança, muitas vezes eu ia de bicicleta até o Barão para estudar. Nos dias de chuvas as baixadas ali perto onde é hoje a Farmácia Tupi era muito barro, depois com o tempo chegaram as calçadas, o paralelepípedo. Recordo-me e gostava de ir nas lojas como: a bicicletaria, Casa de Tecido Aba, Casa Sato, Casa Buri, Casas Pernambucanas, Riachuelo, e existiam vários prédios de banco como: América do Sul, Estado do Paraná, Noroeste, Comercio e Industria de São Paulo;... como era grande a população de Assaí.... No local onde hoje é a igreja matriz, era sempre com muita gente, e a parada do ônibus era onde hoje é a Idade Dourada. O tempo foi passando e percebi que a população foi diminuindo, mas as casas foram ficando bonitas e eu não entendia porque o movimento de Assaí caiu. Hoje continuo neste chão maravilhoso que é o nosso patrimônio rural, ao lado de minha família, sou artesã, onde confecciono vários produtos usando a criatividade que Deus me deu, pois adoro o que faço..
Minha mensagem aos Assaienses: Adoro, o patrimônio rural,  o chão que Deus nos deu, e peço a vocês jovens e adolescentes, que estudem bastante para não cair no mundo das drogas e do crime, pois Assaí é uma cidade abençoada por Deus e tem os braços abertos para todos, vamos trabalhar, estudar e contribuir para o crescimento e desenvolvimento da Terra do Sol Nascente.