quarta-feira, 23 de julho de 2014

Castelo Japonês está mudando a paisagem no centro de Assaí e chamando a atenção de quem passa pela PR-090

Castelo homenageia cultura japonesa. Memorial que está sendo construído em Assaí quer resgatar a contribuição da imigração japonesa na história do município.
Assaí - A construção de um castelo em estilo japonês está mudando a paisagem no centro de Assaí e chamando a atenção de quem passa pela PR-090. A obra é o Memorial da Imigração Japonesa, tem quatro andares e está sendo construída em um morro na parte mais alta da cidade.
A ideia de construir o memorial surgiu em 2008, quando foram comemorados os 100 anos da imigração japonesa ao Brasil. A construção foi iniciada em abril de 2009 e deverá estar pronta até o fim deste ano. A obra tem 1.563 metros quadrados, com investimentos de R$ 3 milhões. A maior parte dos recursos é proveniente do Ministério do Turismo, com uma contrapartida da Prefeitura Municipal.
A história de Assaí está diretamente ligada à imigração japonesa. A cidade, cujo nome significa terra do sol nascente, foi fundada por imigrantes japoneses e se transformou em um dos locais de referência da imigração no Paraná.
A construção do memorial é comemorada pela Liga das Associações Culturais de Assai (Laca). Para o vice-presidente da entidade, Paulo Yoshida, a obra é uma contribuição importante no resgate da história da cidade, além de servir de espaço para exposições com temas relacionados à cultura japonesa. "Acredito que várias atividades da Liga poderão ser realizadas neste novo espaço", diz Yoshida.
Ele lembra que nas últimas décadas houve um grande êxodo no município. Boa parte da população se mudou para centros maiores e centenas de descendentes fizeram o caminho inverso de seus pais e avós, indo trabalhar no Japão. Apesar do esvaziamento, a cultura japonesa mantém sua predominância em Assaí. E ainda é possível encontrar na cidade alguns estabelecimentos comerciais com letreiros em japonês.
A secretaria de Cultura e Turismo, Aparecida Maria Silva de Lima, destaca que o memorial será a realização de um grande sonho para a comunidade japonesa do município. "Até agora não havia um espaço que servisse para mostrar o quanto esta colonização é importante para a memória coletiva de nossa cidade."
Folha de Londrina - Norte Pioneiro
ELI Araújo
Foto: Márcio Sega