O senador Roberto Requião (PMDB/PR) anunciou neste sábado
(05) que na próxima semana registra no PMDB do Paraná sua pré-candidatura ao
Governo do Paraná nas eleições deste ano.
E o deputado federal Marcelo Almeida comunicou que não vai
disputar a reeleição e é pré-candidato ao Senado pelo partido.
Os anúncios foram feitos nas reuniões do PMDB em Quitandinha
e em Quatro Barras.
Pela manhã, em Quitandinha, peemedebistas e militantes da
cidade e de Piên, Campo Magro, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Fazenda Rio
Grande, Mandirituba, Campo do Tenente, Rio Negro e Contenda lotaram a reunião
convocada pelo deputado estadual Anibelli Neto com apoio do coordenador dos
encontros do PMDB, Milton Buabssi.
Prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da
região também compareceram, além dos deputados federais João Arruda e Marcelo
Almeida, do deputado estadual Cleiton Kielse, do ex-deputado estadual Antonio
Anibelli e do pré-candidato a deputado estadual Requião Filho.
Lideranças do PMDB e a juventude do partido marcaram
presença.
Requião falou mais uma vez da importância da candidatura
própria do partido e explicou que neste momento são os delegados do partido que
têm o poder de decisão.
Na convenção do PMDB eles vão votar pela candidatura própria
ou não.
“O MDB de guerra tem raízes na resistência. O partido está
vivo. Nós vamos ter candidato”, disse.
Em todos os discursos foram lembradas obras na região e
projetos do Governo Requião, como o Trator Solidário, o Fundo de Aval, a
criação do salário mínimo regional, a isenção e a redução do ICMS e os
programas sociais.
“Não me afastei nenhum milímetro dos ideais de quando
comecei na política. Entrei na política pensando em mudar as coisas e ainda
quero isso”, afirmou.
Quatro Barras
À tarde o encontro foi na Câmara Municipal de Quatro Barras
e contou também com peemedebistas, lideranças e militantes de Campina Grande,
Itaperuçu, Colombo, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Cerro Azul, Doutor
Ulysses, Adrianópolis, Pinhais e Piraquara. Até mesmo parlamentares de outros
partidos prestigiaram a reunião, como PPL, PDT, PSL, PTB, PSC e PCdoB.
Da mesma forma, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da
região estavam lá ao lado dos deputados estaduais Anibelli Neto e Cleiton
Kielse, dos deputados federais João Arruda e Marcelo Almeida, do pré-candidato
a deputado estadual Requião Filho e do coordenador dos encontros, Milton
Buabssi.
A presidente do PMDB Mulher do Paraná, Marcia Ferreira,
compôs a mesa e defendeu a candidatura de Requião ao Governo do Estado.
Requião aproveitou para comunicar que conseguiu aprovar a
primeira etapa do projeto que proíbe financiamento empresarial de campanhas.
Para ele, apenas pessoas físicas devem fazer doações, com o
valor máximo estipulado. Desta forma, os eleitores seriam os ‘donos’ dos
mandatos, e não as empresas financiadoras das campanhas, que acabam querendo
reaver o que investiram nos candidatos.
Requião citou como exemplo da relação promíscua do
financiamento privado de campanhas a eleição do governador do Paraná, Beto
Richa, que recebeu R$ 3 milhões de concessionárias de pedágio nas suas últimas
eleições.
“Ele ganhou a eleição (para governador) e imediatamente
retirou todas as ações contra o pedágio que meu governo tinha colocado em juízo
para moralizar ou acabar com a história do pedágio mais caro do mundo no
Paraná”, relatou.
Reuniões
Neste ano já foram realizadas reuniões em Irati, Pitanga,
Laranjeiras do Sul, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Cambé, Maringá,
Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Foz
do Iguaçu, Cascavel e Paranaguá.
A próxima será em União da Vitória.

