No dia 26 de março, a oficina de aprendizagem “Ler e pensar,
é só começar!” promoveu o 2º Café Literário do Colégio Sesi Assaí. Neste ano,
estiveram presentes a Secretária de Cultura e Turismo de Assaí, Aparecida Maria
Silva de Lima, a bibliotecária Rosana Maria de Oliveira Aprígio e o professor
Paulo Sérgio Kuya.
Uma das tutoras da oficina, a professora Ludmilla Leandro Rodrigues,
relata que o evento tinha por objetivo fazer com que os alunos tivessem contato
com outras pessoas cujas vidas tiveram influência da leitura.
“Enxergar com mais clareza como a leitura se apresenta na
prática, o que ela muda na vida das pessoas e a partir disso dar subsídio para
que os alunos pudessem responder ao desafio da oficina. Esse tipo de evento
sempre deixa alguma mensagem, algum ensinamento para as pessoas”, explica.
Enfatizou que, mesmo com as várias ferramentas tecnológicas
que aproximam a leitura dos jovens nos dias de hoje, eles não buscam o
conhecimento.
“Os convidados me motivaram a continuar lendo. Não seremos
nada na vida sem a leitura”, concluiu.
Ao final do bate-papo, os alunos serviram um café da manhã
para os convidados presentes.
Arte conceitual aliada à leitura e ao pensamento crítico
Na disciplina de Arte, sob orientação da professora Natali
Carriça, as equipes se organizaram para produzir projetos da chamada “arte
conceitual”, “a arte que tem uma representação, uma carga maior em idéias e não
necessariamente na estética, no resultado visual”, explica a professora.
Foram realizadas instalações no ambiente escolar e,
posteriormente, vídeos que tentavam instigar o pensamento crítico e a leitura
entre os frequentadores do ambiente escolar.
Link de um dos vídeos produzidos:
http://www.youtube.com/watch?v=PaExLLE0L9w
.jpg)
.jpg)

