domingo, 3 de fevereiro de 2013

SANTA CECÍLIA DO PAVÃO - PREFEITO PADRE ZEZINHO FALA DE JUSTIÇA SOCIAL, DEMOCRACIA, ESPERANÇA E AMOR

O JORNAL SOL NASCENTE está iniciando uma série de entrevistas com prefeitos eleitos ou reeleitos de nossa região para saber como recebeu a prefeitura e quais os principais compromissos para os próximos 4 anos. 
Abrindo a série, entrevistamos o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Padre Zezinho, que abriu as portas de seu gabinete, nessa entrevista exclusiva.
JNS: Como o senhor conseguiu vencer as eleições em Santa Cecília do Pavão? O senhor gastou muito? Fez muitas promessas?
Pe. Zezinho: Acredito que a vitória primeira foi de Deus e do povo de Deus. No passado eu já dizia: “estou entrando na política pelo dedo Deus”; você se lembra disso? Eu também falava que em Santa Cecília do Pavão as cartas já estavam marcadas. Se Deus não colocasse o dedo dele durante os preparativos para o pleito, as urnas, no dia 07 de outubro, teriam revelado outro resultado. Mas o povo também queria um governo de mudança. Nosso nome, como você mesmo disse, é um nome de credibilidade e o povo, então, confiou em nós. Quanto à segunda parte da pergunta, se gastamos muito, a resposta é “não”. Não gastamos. Nossa campanha foi de um tostão contra um milhão (risos). E além do mais não prometemos nada, assumimos alguns compromissos dentro das nossas possibilidades.
JNS: O senhor esperava a vitória ou foi novidade o resultado?
Pe. Zezinho: Estávamos preparados para a vitória. Mas vinha à angústia acompanhada da dúvida “será que vamos ganhar ou não?”. Sem dinheiro e com uma equipe pequena... Mas, nós tínhamos o principal: Deus e o povo, enfim, tínhamos tudo.
JNS: O povo manifestava esta confiança no senhor e na sua equipe?
Pe. Zezinho: Sim, o povo dizia que confiava em nós; dizia mais ainda: que nós éramos a única ou a última esperança para a cidade. Então isso nos confortava e transmitia uma segurança maior, tendo em vista que o povo confia e o povo espera... então, era só fazer a nossa parte. E a vitória veio. Por isso que eu falei: “a vitória foi de Deus e do povo”.
JNS: O senhor enfrentou muitas dificuldades? Pensou em desistir?
Pe. Zezinho: Sim, encontrei muitas dificuldades, mas jamais pensei em desistir. Eu abracei a causa com vontade, determinação e sabia que tudo estava nas mãos de Deus: a vitória ou a derrota.
JNS: O senhor certamente apresentou propostas na campanha, o senhor vai cumpri-las fielmente?
Pe. Zezinho: Sim! Com muita alegria por que não fiz promessas. Assumi um compromisso de trabalhar pelo povo, para o povo e com o povo a serviço da justiça social e da democracia. Nossas propostas foram 23, dentro de uma possibilidade real. Veja algumas delas: casa para quem não tem; geração de emprego e, sobretudo, saúde com qualidade para todas as pessoas.
JNS: Então o senhor vai resolver a questão da habitação, emprego e saúde?
Pe. Zezinho: (risos) Então, na verdade não sou mágico. A questão da habitação, emprego e saúde é uma questão social do Paraná, do Brasil e do mundo. O que vamos fazer é trabalhar e ajudar quem precisa. Os necessitados serão prioritários. Vamos construir casa sim, mas pra quem precisa; vamos gerar emprego também através do setor privado; e quanto à saúde, o mínimo que é direito constitucional, seja respeitado.
JNS: Então o senhor será prefeito da justiça social?
Pe. Zezinho: (Risos) Nossa que pergunta bonita. Claro que sim. Quero ser o prefeito do povo, da justiça social e também da esperança e mais ainda eu não posso falhar. O povo e Deus confiaram em mim. Irei trabalhar pra ver o sonho de muitos serem realizados. Conto com a graça de Deus para me dar saúde e coragem para enfrentar estes desafios.
JNS: Fale para nós sobre democracia.
Pe. Zezinho: Sou estudante de filosofia e quero me formar este ano. Neste curso aprendi que filosofia é uma palavra grega que tem o seguinte significado a primeira parte demo= povo e cracia= governo, então democracia é o governo do povo, é o povo no poder certamente. É por isso que a constituição de 1988 chega afirmar que todo poder emana do povo.
JNS: O senhor fez a maioria dos vereadores?
Pe. Zezinho: Nossa coligação teve um vereador eleito.
JNS: Então Padre Zezinho, o senhor acha que vai encontrar dificuldades para a administração?
Pe. Zezinho: Acredito que não. Nossa cidade é pequena, todos se conhecem, penso que todos querem o bem da cidade e do povo. Além do mais eu costumo dizer que sou prefeito do povo e os vereadores são vereadores do povo. É claro que executivo e legislativo são poderes diferentes e independentes, mas ambos estão a serviço da democracia do povo. Portanto, penso que juntos vamos realizar uma parceria a serviço do bem comum e do povo de Santa Cecília do Pavão.
JNS: Fale pra nós como foi a transição, muitas novidades? Como o senhor recebeu a prefeitura?
Pe. Zezinho: Na transição você não conhece a verdade toda só depois que você assume, então começam aparecer as coisas. Como eu recebi a prefeitura?
JNS: Sim, como o senhor recebeu a prefeitura?
Pe. Zezinho: Nossa que pergunta, será que não tem como deixar para outra oportunidade? (risos)
JNS: Para ficar mais fácil, como o senhor encontrou a prefeitura? Dívidas? Obras inacabadas? O pátio como está? As ruas e avenidas?
Pe. Zezinho: Assim você me ajuda. Bom, primeiro nossa cidade está numa situação difícil e desafiante. Temos muitas dívidas, temos uma chamada “dívida antiga” de mais de 4 milhões e outras novas que somadas passam de 2 milhões. Por enquanto, temos algumas obras inacabadas sim, ruas precisando de recapeamento asfáltico, entre outros.
JNS: A situação é pra desanimar? Não tem esperanças?
Pe. Zezinho: Eu não vou desanimar, preciso de paciência e compreensão. Tenho muita esperança. Porque um governo que age pautado na transparência, seriedade e honestidade, boa vontade e vontade política terá maior possibilidade de realizar suas propostas. Assim eu estou agindo para mudar esta situação. Eu costumo falar que gosto de desafios, além do mais sou otimista. Diante das dificuldades vejo sempre uma oportunidade.
JNS: O senhor é um homem de Deus, entrou na política pelo dedo de Deus, conseguiu a vitória, como o senhor disse, pelas mãos de Deus. E agora como o senhor vai administrar a cidade de Santa Cecília do Pavão?
Pe. Zezinho: (risos) Que bela pergunta, esta eu gostei. Sim, claro, obrigado, sou mesmo pela graça de Deus um homem de Deus. Acho que já citei pra você uma vez o salmo 138, v8 que assim fala: “Deus faz tudo por mim”, Deus já me colocou na política pelo seu dedo e pela sua mão e por ela me deu vitória. Quero agora administrar com dedo, mão e o braço de Deus, sem duvidar, fazendo a minha parte. Deus também me deu inteligência, sabedoria e criatividade para trabalhar e fazer acontecer. Assim, como diz aquela canção, “Quem sabe faz hora e não espera acontecer”, com fé em Deus e com vontade política começo agora a trabalhar para Deus e para o povo de Deus.
JNS: O Senhor já escolheu o slogan da sua administração?
Pe. Zezinho: Sim será “Administrando com amor”. Aliás, este slogan Deus já havia colocado em meu coração bem antes das eleições. Quero administrar com amor, penso que quem age assim respeita a todos e ajuda a todos também.
JNS: Uma palavra de esperança para seu povo.
Pe. Zezinho: Você que confiou em nós, pode ter certeza que iremos trabalhar incansavelmente pelo bem da nossa cidade. Assumo novamente o compromisso de mudança social junto com nosso vice-prefeito Pedro Mingote, vereadores e a nossa equipe. Queremos realizar um trabalho diferenciado de outras gestões. Estamos a serviço de vocês. Mantenham viva a esperança, pois garanto que a mudança será realizada. Foi para isso que entramos. É pela mudança que estamos trabalhando. Muito obrigado pela confiança, que Deus abençoe você e sua família.
Devonir Custódio – Jornal Sol Nascente