sábado, 13 de agosto de 2016

Projeto CEFORC (Cultura e Esporte Formando Cidadão)

Ser Policial Militar é mais do que atuar em viaturas ou dentro de quartéis, é reconhecer, como cidadão, as necessidades da comunidade em que está inserido e se sentir responsável por contribuir para sua melhoria.
A Polícia Militar do Paraná possui em suas fileiras inúmeros profissionais que levam este compromisso muito além das barreiras impostas pela sociedade atual.
Um deles é o Soldado José Roberto Negri que há 10 anos iniciou um projeto para ocupar o tempo de crianças carentes.
O policial militar reside no Colégio Estadual Conselheiro Carrão e, com frequência, presenciava crianças e adolescentes pulando os muros e invadindo a escola para brincarem na quadra.
O Soldado, com sensibilidade, transformou um ato ilícito em uma lição de vida! Passou a reunir as crianças na quadra convidando-os para aprender futebol, assim nasceu o Projeto CEFORC (Cultura e Esporte Formando Cidadão).
Diariamente nas ruas, em patrulhamento com a viatura, o Sd. Negri estava habituado a encontrar as crianças sem ocupação e percebia que gradativamente elas se envolviam com a criminalidade e as drogas.
Passou a ter contato com a diretoria das escolas e a exigir dos alunos a frequência nas aulas e o bom comportamento. Desta forma, tornou a diversão um compromisso para ser levado a sério.
Em 2015, o Projeto, que depende do auxílio da comunidade, atravessou um período de atribulações e foi finalizado.
"Todos os dias tinha crianças na minha porta, eu tinha medo de perdê-los para o crime, tive que retomar as atividades" afirmou o Sd. Negri.
Com o tempo, o policial militar sentiu a necessidade de oferecer um treinamento com maior qualidade e profissionalizou-se na área de Educação Física.
Mais de 500 alunos, na faixa etária entre 8 e 17 anos, já passaram pelo projeto, que atualmente conta com cerca de 80 crianças e adolescentes.
Além das aulas de futebol, os voluntários organizam amistosos para que os jogadores tenham contato com outros times e sejam estimulados pela prática do esporte.
Mesmo sem aporte financeiro, a inscrição para os campeonatos requer um quilo de alimento não perecível por participante, e a arrecadação é sempre direcionada para uma instituição que necessite, a exemplo da APAE Assaí. "Mesmo com pouco, nós os incentivamos a dividir" complementa o policial militar.
Este trabalho retrata um dos muitos exemplos de cidadania exercido por policiais militares no nosso Estado.
Se possui interesse em ajudar ou participar do projeto entre em contato do 18º Batalhão de Polícia Militar pelo telefone (43) 3520-1016.
Asp. Of. Karine Bittencourt da Silva,
Comunicação Social 18º BPM.