terça-feira, 9 de agosto de 2016

ASSAÍ - Vacinação contra dengue começa dia 13 de agosto

O Posto de Saúde Central de Assaí e o Posto da Copasa serão o palco da Campanha de Vacinação contra a dengue no Paraná.
O evento terá início a partir das 8 horas do sábado 13 de agosto. O Paraná é o primeiro das Américas a fazer uma campanha pública contra a dengue. O Governo do Estado investirá R$ 50 milhões na aquisição da vacina.
A campanha deve imunizar 500 mil pessoas nos 30 municípios selecionados no Estado.
“Trata-se de uma iniciativa pioneira do Paraná a fim de proteger a população desta doença. A incorporação da vacina representará um marco para o combate à dengue no Paraná. Somente no último ano, mais de 55 mil paranaenses foram atingidos”, disse o governador Beto Richa.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a adoção da vacina como mais uma estratégia de prevenção deve diminuir drasticamente o impacto da doença no Paraná.
“O objetivo é barrar a circulação viral. Com isso, vamos reduzir em 93% o número de casos graves, 80% o número de hospitalizações e, consequentemente, evitar uma série de mortes causadas pela doença”, ressaltou.
Os municipios de Assaí e Paranaguá terão vacinação com faixa etária diferenciada do que os outros municipios selecionados devido terem enfrentando epidemia de Dengue por um prazo maior.
A faixa etária que receberá a vacina em Assaí serão as pessoas entre 9 anos até 44 anos, 11 meses e 29 dias.
Segundo a enfermeira Glauciane e o Secretário de Saúde de Assaí, Claudio Prudencio, as pessoas em tratamento de câncer e as mulheres gestantes em fase de amamentação não poderão tomar a vacina.
As pessoas deverão levar os seguintes documentos: Documento com fotografia, atestado de residência (conta de água ou luz) e carteira do SUS.
Quem não tem a carteira do SUS poderá fazer a inscrição no local ou através do seguinte endereço: www. vacinadengue.saude.pr.gov.br. Em seguida receberá via sms um número de protocolo que deverá ser apresentado no local de vacinação.
A vacinação será entre os dias 13 de agosto até dia 03 de setembro de 2016.