quarta-feira, 22 de junho de 2016

Sem Kireeff, Marcelo Belinati dispara em pesquisa eleitoral

Pesquisa do Instituto Multicultural para a FOLHA e Rádio Paiquerê AM revela que entre 16 pré-candidatos, deputado tem 48% das intenções de voto
Loriane Comeli - Equipe Folha
Com a quase certa desistência do prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), de disputar a reeleição em outubro, o deputado federal Marcelo Belinati (PP) é neste momento o grande favorito ao cargo de chefe do Executivo.
Pesquisa realizada pelo Instituto Multicultural para a FOLHA e Rádio Paiquerê AM revela que entre 16 pré-candidatos, Belinati tem 48% das intenções de voto, seguido do também deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), com 12%.
O nome de Kireeff foi suprimido, já que o prefeito reafirma que não disputará o pleito.
Aparecem, na sequência, os nomes de Valter Orsi, também do PSDB, com 3,5% das intenções de voto; Emerson Petriv, o Boca Aberta (PR), com 3%; Luciano Odebrecht (PMN), com 2,5%; Paulo Muniz (PV), a vereadora Sandra Graça (PRB) e Bruno Veronesi (PSD) com 1% de intenção de voto cada um; Marcos Urbaneja (PDT), Celso Marconi (DEM), Patrícia Santos (PSOL), João Mendonça (PMDB) e Ordalone Orente (PT) têm 0,5% cada; Márcio Stamm (PSB) e André Trindade (PPS) têm 0,3%; e Jaci Aguiar (PTC), 0,1%.
As pessoas que disseram que votariam em branco ou nulo somam 2,8% dos entrevistados e o percentual de quem disse que não sabe em que votar é de 22%.
Realizada entre 17 e 19 de junho, a pesquisa entrevistou 640 moradores de todas as regiões da cidade. Foi registrada sob o número PR-01069/2016 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.
É a primeira pesquisa do Multicultural, de uma série de três, em que o nome de Kireeff é suprimido na chamada pesquisa estimulada, em que os nomes dos pré-candidatos são relacionados para o entrevistado.
Nas duas sondagens anteriores, foram pesquisados dois cenários – com e sem Kireeff. Em novembro de 2015, na primeira pesquisa para as eleições municipais de 2016, Belinati tinha 34,5% e Kireeff 31,9%; em abril deste ano, na segunda pesquisa, o prefeito aparecia com 28% das intenções de voto e o pepista com 27%.
O cenário sem Kireeff sempre favoreceu o deputado, que já rivalizava com o prefeito desde as eleições municipais de 2012. Na pesquisa de novembro de 2015, Belinati detinha 40% das intenções de voto e Hauly 12,7%; em abril, o pepista liderava com 41% e o tucano estava em segundo com 5%.
Há dois dados contraditórios do eleitorado: 48,5% dos entrevistados disseram que querem votar em uma candidatura que represente a continuidade da atual administração e 30,5% querem um candidato de oposição, embora o candidato que representa a oposição lidere as intenções de voto; e para 45% não faz diferença na escolha de seu candidato o nome que Kireeff apoiar. Apenas para 27% aumentaria a chance de votar em um candidato apoiado pelo prefeito.
Quanto à rejeição, o maior índice é para o pré-candidato do PR: 28% dos entrevistados disseram que não votariam em Boca Aberta de jeito nenhum; em seguida estão Belinati (10,5%) e Hauly (8,5%).
ESPONTÂNEA
Embora o nome de Kireeff não tenha sido incluído da pesquisa estimulada, na espontânea, 13% dos entrevistados disseram que votariam nele, mas o percentual de Belinati é mais que o dobro: 27%. Hauly aparece com 9% e Boca Aberta com 2,5%.
Chama a atenção que o ex-prefeito Antonio Belinati seja o quinto mais citado e some 2% das intenções de voto: ele está inelegível por ter condenações por improbidade administrativa em órgão colegiado por atos ilícitos durante seu terceiro mandato como prefeito de Londrina (1997-2000), em que dezenas de licitações teriam sido fraudadas e milhões desviados dos cofres públicos.
A avaliação da administração de Kireeff e do governador Beto Richa (PSDB) não fizeram parte da pesquisa porque a última sondagem sobre estes tópicos ocorreu em abril. O tempo para nova pesquisa é muito reduzido, entenderam os idealizadores. O responsável pela pesquisa, Edmilson Vicente Leite, não foi localizado ontem.