domingo, 5 de junho de 2016

FALECEU NA MADRUGADA DESTE DOMINGO, 05/06, SEVERINO FÉLIX PESSOA,

"APAIXONADO POR ASSAÍ", COMO SEMPRE DIZIA...
Matéria publicada no site da prefeitura de Assaí em março de 2014
SEVERINO FELIX PESSOA, político e cidadão que ajudou a construir a história de seu povo
SEVERINO FELIX PESSOA, político e cidadão que ajudou a construir a história de seu povo- Pernambucano, da cidade de Limoeiro-PE, 86 anos, ex Prefeito, Ex Deputado Estadual,  considera-se filho de Assaí, grande nordestino que tem verdadeiro amor por essa terra.
...” Cheguei em Assaí, em 1954, vinha vindo de ônibus mas na cidade de Teófilo Otoni – MG, minha mulher Maria, foi fazer um mingau para meus dois filhos e acabou se queimando, precisando ficar internada em um hospital daquela cidade durante trinta dias e meu irmão Benone não me deixou, ficou nos acompanhando até a recuperação dela. Cheguei aqui e o primeiro sítio que fui trabalhar foi do Marumo, vim com a idéia de plantar algodão, já sabia o que eu queria. Nessa época tudo aqui era chão, muito mato, só plantavam café, fui depois de trinta dias para a fazenda do Fujita e lá fiquei trabalhando até comprar minhas terras. Comprei 6 alqueires que era do Sr. Adelino Inácio, na secção Guarucaia. Comprei essa terra em 1958, plantando algodão. Nessa época a Avenida Rio de Janeiro não era asfaltada, já possuía comércio, a cidade era bem movimentada devido ao começo do plantio de algodão no Paraná que trouxe grande desenvolvimento para Assaí, muito dinheiro,muita gente comprando e aumentando o crescimento local. O povo se reunia em uma padaria para tomar o café, era encostado do lugar onde tinha o escritório de Antonio Ueno, esse local era uma quadra que tinha muito movimento e todos se juntavam ali, inclusive muitos japoneses, tinha três bancos, delegacia, cartório do Orlando Gregório, rodoviária... De 1954 à 1964 morei no sítio na secção Guarucaia e vim para cidade de Assaí no ano de 1964, nesse lugar onde hoje eu resido, rua Getulio Vargas, comprei essa casa de Carlos Cipriano. Sou pai de dez filhos que são meu orgulho. Comprei terras, arrendei, ajudei gente chegando de Pernambuco. Muito de meus empregados lutaram, cresceram e conseguiram comprar suas próprias terras em Itambé, tornando-os bem de vida, mas com o tempo foram perdendo tudo. Eu e Benone sempre juntos, comprávamos tudo junto, o dinheiro era todo guardado dentro de um “ saco”, um não desconfiava do outro, nunca um perguntou o que gastou para o outro, os filhos nasceram e se criaram juntos. A morte de meu irmão Benone foi a minha maior separação, enquanto a morte de Salete foi um desastre, me abalou muito, como senti a ida de meu filho Milton. Guardo a Salete “viva” dentro de mim, quero sempre ela perto de mim. Meu pai Joaquim Felix Pessoa e minha mãe Clautide Maria Pessoa, fui buscá-los em Pernambuco, onde viveram aqui em Assaí por muito tempo, meu pai faleceu com 111 anos e a mãe com 86 anos. Em 1978 com o engenheiro Wilson Mandelli, fiz o projeto desta minha casa, e chamei um arquiteto de Londrina para fazer a junção de duas culturas: a holandesa e a portuguesa, terminando a construção em 1980 onde estou até os dias de hoje.  Desde o nordeste eu já gostava de fazer política, naquele tempo era muito difícil pois quem mandava eram os coronéis, e com o tempo aqui em Assaí não foi diferente, e em 1982 a convite de muitas pessoas saí candidato a prefeito e fui eleito, meu mandato de Prefeito foi de 1983 à 1988, e depois em 1992 fui eleito Deputado Estadual. Orgulha-me muito saber que mesmo que de uma maneira bem simples e com tão pouco eu pude ajudar muitas famílias, que são gratas até hoje, e como é gratificante ser lembrado e ter o reconhecimento de todos.
Mensagem aos assaienses: 
Um povo sempre corajoso que encontrei, japoneses, pernambucanos, mineiros, italianos e de outros estados construíram Assaí, eu nunca esqueci daqueles que já se foram e os que ainda estão aqui. Agradeço o povo dessa cidade, desde os
mais antigos assim como eu, que abriram o crescimento de Assaí. Eu nunca fui um homem de chorar, perdi meus familiares e filhos e não chorei, hoje estou emocionado e com os olhos cheio de lágrimas, mas me sinto feliz, fiquei muito adoecido e a morte bateu em minha porta, mas não me levou, estou aqui e pude contar um pouco da minha história, esta terra é tudo para mim eu nunca mudarei dessa cidade, gosto daqui como gostei dos meus pais, e respeito todo povo que aqui encontrei... Quero desejar muitas felicidades a todos que sempre considerei um povo trabalhador, honesto e bom.
Obs. Mas hoje, domingo 05/06, Assaí amanheceu triste. O homem do povo se foi. Mas deixou seu legado, sua história e seu exemplo.
Velório acontece na Rua Getúlio Vargas em Assaí.
Que Deus te acolha ao seu lado meu amigo!