quarta-feira, 11 de maio de 2016

ATENÇÃO PREFEITOS E EX-PREFEITOS. AGORA DÁ CADEIA!

Tribunal condena prefeito de Japira a 19 anos de prisão
Em julgamento ocorrido na tarde de quinta-feira (5), a 2º Câmara do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), por unanimidade julgou procedente denúncia crime contra o prefeito afastado de Japira, Wilson Ronaldo Rony de Oliveira Santos, determinando uma pena, em regime fechado, de 19 anos e 8 meses de reclusão e multa, culminando com perda de cargo público de prefeito e de delegado de polícia, com afastamento de cautelar imediato (se não aposentado no cargo que ocupa na Polícia Civil do Paraná).
Na mesma sentença os desembargadores do Tribunal determinaram a imediata expedição de mandado de prisão contra o prefeito, negando a possibilidade de recorrer em liberdade em razão da preventiva decretada.
Além de Rony, o TJ-PR também condenou o comerciante de Santo Antônio da Platina, Jose Carlos Malfatti, mas no caso dele os desembargadores declaram a extinção da punibilidade quanto à prisão privativa de liberdade, provavelmente por questões de idade do réu.
Na semana passada Rony de Oliveira Santos foi substituído no cargo pelo irmão, Luiz Cláudio de Oliveira Santos, o Capotão, como é mais conhecido, com que está rompido.
O afastamento do titular se deu em função de outra condenação no Tribunal de Justiça
Recurso
O que complicou a vida de Rony foi a negativa a um recurso que ele impetrou no Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de anular uma decisão de segunda instância no TJ-PR. Além de render o afastamento do prefeito, com a nova versão do próprio STF, condenados criminalmente em decisão colegiada de segunda instância, podem recorrer, mas devem fazê-lo privado na liberdade como ocorria antes.
O processo baseia-se em crimes ocorridos em 2001, no terceiro mandato de Rony como prefeito de Japira.
Uma devassa na prefeitura e nos arquivos de outro acusado, o também ex-prefeito Valter Abras, de Jundiaí do Sul foram descobertos blocos de notas fiscais utilizadas em fraudes na prefeitura de Japira.
A ação foi iniciada em 2005, com o ajuizamento de ação civil publica por improbidade administrativa com desdobrando em outra ação criminal.
Com esta última condenação no TJ-PR, além da perda do mandato, ressarcimento dos cofres públicos, Rony tem decretada perda dos direitos políticos por 5 anos.
Apesar de ter sido o pivô de todo esse imbróglio, o ex-prefeito Valter Abras não faz parte deste processo que culminou com a condenação de Rony à prisão.