terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Por que algumas pessoas ficam bêbadas mais rapidamente que outras?

Redação Bonde
Basta um ou dois copos para aquele seu amigo 'turista de bar' ficar embriagado? Pois bem, algumas pessoas ficam bêbadas com uma pequena quantidade de álcool , enquanto outras parecem aguentar beber muito mais.
Beber muito álcool faz mal para a saúde em curto e longo prazo. Seus efeitos imediatos podem variar, dependendo de seu estado geral de saúde e da frequência com a qual você bebe.
Mas também há alguns traços biológicos que afetam a forma como você reage à bebida.
Entre os fatores estão suas características biológicas e físicas. Veja no infográfico interativo abaixo como isso pode te afetar:
Mulheres: 
Se você é mulher, é mais provável que sinta os efeitos do álcool que os homens.
Em média, mulheres são menores que homens e têm percentual maior de gordura corporal. O álcool não é absorvido bem por tecido gorduroso, então em mulheres a concentração de álcool no sangue acaba sendo maior, com efeitos mais fortes.
Se você é homem, é mais provável que seja maior e tenha menos gordura corporal, então a mesma quantidade de álcool fica mais diluída.
Pessoas mais velhas: 
Ao envelhecer, você normalmente fica menos resistente ao álcool.
Pessoas mais velhas tendem a ter menos água no corpo que pessoas mais jovens. Isso significa que o álcool acaba se concentrando mais no sangue.
Suas células também ficam mais sensíveis a álcool com a idade. Então órgãos como o cérebro sentem o exemplo do álcool mais rapidamente.
Mas isso não significa que pessoas mais novas estejam em situação muito melhor. Pesquisas apontam que excesso de bebida pode ser particularmente prejudicial para o cérebro de pessoas jovens, já que eles ainda estão em desenvolvimento.
Pessoas grandes ou acima do peso: Se você é grande ou está acima do peso, você já deve ter percebido que pode beber mais que seus amigos menores sem ficar tão bêbado.
Isso acontece porque você tem mais sangue no corpo, então a mesma quantidade de álcool se dilui mais, causando menos danos ao cérebro e outros órgãos.
Além disso, se você tem o corpo maior, seu fígado maior terá capacidade de processar a mesma quantidade de álcool mais rápido.
Grupos étnicos: 
Para algumas pessoas do Leste Asiático, o problema não é apenas ficar bêbado, já que elas podem sentir outros efeitos por causa do álcool.
Isso é resultado de um subproduto da quebra do álcool, o etanal. Seu fígado precisa trabalhar muito para se livrar deste químico mas, se você tem uma variante específica de um gene, isso acontece muito lentamente. O etanal se acumula rapidamente, causando dor.
O etanal é muito mais tóxico que o álcool em si. Concentrado no corpo, ele faz o rosto corar e provoca dor de cabeça, náusea e palpitações cardíacas.
Qualquer pessoa pode ter o tipo de enzima que causa acumulação de etanal, independentemente de sua origem, mas ela é particularmente comum entre pessoas do leste asiático.
(com informações do site BBC)