terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Maior programa habitacional do país, Minha Casa, Minha Vida já é alvo de mais de 300 inquéritos

Maior programa de habitação popular do país e um dos carros-chefes da propaganda do governo petista, o Minha Casa, Minha Vida tem sofrido com denúncias de irregularidades aos moldes do esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.
Segundo levantamento feito pelo Ministério Público Federal, as fraudes no programa já levaram à abertura de mais de 300 inquéritos.
As informações são de reportagem deste domingo (29/11) do jornal O Globo. De acordo com a publicação, as irregularidades que permeiam o programa envolvem a escolha dos beneficiários, custo excessivo, repasses de dinheiro público sem garantia ou o cumprimento do serviço, e a baixa qualidade das casas entregues.
Em ao menos três estados, o MPF, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União já descobriram esquemas de cartel de empreiteiras que se associam para burlar concorrências, superfaturar obras e irrigar campanhas políticas com o desvio de verba pública.
“Vemos que o programa abriu portas para a corrupção e o gasto desenfreado de dinheiro público”, afirmou ao jornal Edilson Vitorelli, procurador-chefe do grupo de trabalho do MPF sobre o Minha Casa, Minha Vida.
O promotor Ricardo Herbstrith, responsável pela investigação do esquema em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, comparou o esquema ao do Petrolão.
“É exatamente a história da Lava-Jato, só que em menor escala. São empresas de poderio econômico relevante que disputam contratos públicos em negociações com políticos locais. Mas o modus operandi é o mesmo de empresas multinacionais em contratos bilionários com a União”, afirmou ao O Globo.