domingo, 24 de maio de 2015

Servidores da Sema e do IAP iniciam greve na segunda-feira

Guilherme Batista - Redação Bonde
Os servidores estaduais do Meio Ambiente aprovaram greve por tempo indeterminado em assembleia realizada na sexta-feira (23).
O movimento da categoria reforça a greve geral do funcionalismo público, que já conta com a participação de professores estaduais, docentes e técnicos administrativos das universidades, servidores da Secretaria Estadual de Saúde e agentes penitenciários.
Os funcionários da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e dos institutos das Águas e de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), cruzam os braços a partir de segunda-feira (25).
O principal ponto reivindicado pela categoria é o reajuste salarial de 8,17% para repor a inflação do ano.
A aprovação da greve é resultado do anúncio feito pelo Governo do Estado nesta semana, de que os vencimentos serão reajustados em apenas 5%.
Os servidores do Meio Ambiente também reivindicam a realização de concurso público para a recomposição dos quadros de pessoal; o pagamento de pendências financeiras, como horas extras, promoções e progressões; melhores condições de trabalho; valorização e prioridade para o Meio Ambiente; auxílio-saúde; correção das tabelas salariais; entre outros pontos.
Os servidores da Secretaria Estadual de Agricultura também pretendem entrar em greve.
Os funcionários se reúnem em assembleia na tarde da próxima terça-feira (26) para discutir a campanha salarial deste ano e a adesão ao movimento.