terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Crise da água: os dez maus hábitos que precisamos abandonar

John Kennedy disse certa vez: “quando escrita em chinês, a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade”.
Embora a frase seja polêmica por causa do real significado de um dos caracteres, o pensamento do ex-presidente dos Estados Unidos reafirma aquilo que muitos já sabem: em épocas como esta, de crise da água, é preciso deixar hábitos prejudiciais ao meio ambiente de lado e tomar novas atitudes para enxergar um futuro melhor.
Veja quais costumes não podem mais fazer parte do seu dia a dia:
1 – Lavar a calçada ou piso com mangueira. Esse hábito pode gerar um gasto de 500 litros de água em 30 minutos. Use a vassoura para fazer a limpeza. Se não for o suficiente, a alternativa é usar água de reuso, como da máquina de lavar roupa ou do chuveiro.
2 – Não é necessário tomar banhos com mais de cinco minutos de duração. Se a população de São Paulo reduzisse o tempo de banho para menos que cinco minutos diariamente, daria para encher 150 piscinas olímpicas com o que não fosse gasto.
3 – Feche a torneira ao fazer a barba. Para limpar a lâmina e o rosto durante o processo, tampe o ralo e acumule somente a água necessária na pia. A economia durante um ano pode equivaler a 18 meses de banho.
4 - Ao escovar os dentes, é preciso fechar as torneiras. Cerca de 15 litros vão pelo ralo quando elas são mantidas abertas durante a escovação.
5 - Regar o gramado, hortas e plantas no início da manhã ou à noite ajuda a salvar mais de 300 litros de água por semana. Quando a irrigação é feita no meio do dia, a evaporação não permite que 14% da água chegue às raízes das plantas.
6 – Nada de regar as plantas e gramado com mangueira, pois o desperdício representa quase 50 mil litros por ano.  Água armazenada da chuva é o mais indicado. Se não, use um regador que é duas vezes mais econômico.
7 – Os banhos nos cachorros podem acontecer a cada 15 dias, no mínimo.
8 – Lave as roupas só quando estão realmente sujas e a máquina deve ser ligada somente quando estiver cheia. Cada vez que uma máquina de lavar roupas de cinco quilos é acionada, são utilizados em média 135 litros de água.
9 – Prefira a lavagem a seco no carro. Para esse processo são necessários somente quatro litros de água, enquanto no tradicional são gastos até 500 litros.
10 – Use apenas um copo ao longo do dia para consumir água. Cada louça utilizada precisa de mais dois copos para ser limpa, aproximadamente.
Céria Hashimoto
Prefeitura do Município de Assaí
Dir. Dept. Meio Ambiente
Esp. Auditoria e Gestão Ambiental