sábado, 18 de outubro de 2014

Mineiro de 100 anos com coração de Assaiense

Uma história de emoção, reciprocidade, amor e respeito do mineiro que fará 100 anos no dia 19 de Outubro de 2014, o nosso protagonista Elpídio Ferreira da Silva, que chegou em Assaí, em 1951, acompanhado da esposa Dona Laurinda e dos 09 filhos: Maria Aparecida, José, Jovi, Ana, Jovino, Luzia, Paulo, João e Joaquim. Um senhor disposto, alegre e contador de histórias. Suas proezas vão de picada de cobra, maleita, mordida de cachorro louco e ai a fora....
Um senhor abençoado por Deus, que comemora seus 100 anos neste dia 19/10. Um privilégio para poucos, e mostrando uma cultura popular que deve ser reverenciada por todos os munícipes... O prefeito municipal Luiz Mestiço e  a Secretaria de Cultura, parabeniza o ilustre mineiro, mas de coração assaiense pelos seu 100º aniversário.
“... Sou mineiro, onde vivi poucos anos e foi aqui em Assaí que encontrei um chão para dar o sustento a minha família; casei no religioso ainda em Minas Gerais, e depois me casei no cartório para registrar meus filhos que são 6 homens e 3 mulheres, e um deles Deus já levou.
Lutei muito nessa terra roxa de Assaí no sítio da família Hara, que foi meu primeiro patrão lá na secção Guarucaia, sempre tive minha família me ajudando na lavoura e também fiquei uns tempos em São Sebastião da Amoreira trabalhando com Sr. Maguti, também trabalhei na secção Peroba e depois fiquei algum tempo na cidade de Santa Cecília do Pavão.
Voltei para Assaí, eu gostava muito desse lugar, onde era somente o que os olhos dava para enxergar da plantação de algodão, amendoim, girassol, mamona, feijão, café, milho e rami, e a cada dia com o suor do meu rosto e uma enxada na mão fazia eu ter mais amor por Assaí e pela minha família, lutei muito, sempre respeitando o mais próximo, no meu entendimento tudo que se empresta tem que pagar, emprestado não é dado, e assim eu sempre fiz, para ser feliz com meu espírito.
Vejo a marca em meu pé, da lida na lavoura, quando fui picado por uma cobra, que a lembrança ainda está viva em minha cabeça. Sempre respeitei meus vizinhos enquanto trabalhava na lavoura das outras pessoas.
Minha saúde é boa, gosto de tomar uma “ branquinha”, gosto muito de comer cabotiá com carne seca, torresmo, carne gorda porque a carne magra não gosto,  um cafezinho preto, feijão e muita farinha e  até hoje gosto de cozinhar a minha canjica. Sou católico, obedeço a Deus, não tenho orgulho, e quero continuar a ser um homem bom, porque Jesus é carinho, é bondade, é respeito, e nos ensina que o suor dos outros não põe ninguém pra frente...
E hoje perto de completar 100 anos, estou ancioso, e esperando todos os filhos, netos, bisnetos, tataranetos e minha família toda, para comemorar essa data tão especial, e agradecer a Deus por tudo o que sou e pela linda família que Ele me deu.
Mensagem: “ Adoro este chão de Assaí, pois nunca consegui viver longe daqui.
Tentei, mas voltei, porque aqui é onde fui e sou feliz com minha família, e vocês têm que batalhar muito para ajudar as outras pessoas, tem que respeitar para ser respeitado, porque quando chegar o nosso prazo de validade.. todos vamos embora, e me sinto muito feliz por ter
cumprido minha missão... Obrigado a todos e a essa cidade querida que me recebeu de braços abertos”.