quarta-feira, 30 de julho de 2014

ASSAÍ - Educação e Saúde formarão mais 200 agentes mirins

Na tarde de ontem as Escolas Municipais e as Equipes de Estratégia Saúde da Família, se reuniram para organizar o planejamento das atividades do projeto Agentes Mirins para o ano 2014 com o autor do projeto Cleder Tavares e os Secretários Municipais de Saúde Claudio Prudêncio e Educação Zenídia Apª Correia.
O Projeto Agente Mirim é uma iniciativa de educação em saúde desenvolvida no município desde 2009, que já acumula um prêmio em Brasilia em 2010 e participou do premio gestor publico Paraná no ano passado que este ano concorre novamente.
Desde sua implantação tem alcançado visibilidade regional, estadual e até nacionalmente, levando em consideração os resultados alcançados como a redução significativa de infestação do Mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue e a prevenção de doenças infecto contagiosas, “com o lema Prevenindo Doenças, promovendo Saúde e Educando para o autocuidado.
O Projeto Agente Mirins de Saúde chega em 2014 com novas metas, sem perder sua essência que é a valorização do trabalho do agente de saúde e reafirmação dos vínculos de compromisso e corresponsabilidade entre a Equipe de Saúde e população assistida. Fazendo com que as informações tenham a assimilação necessária para transformar hábitos" explicou Cleder Tavares.
As atividades do Projeto 2014 iniciam-se em Agosto com finalização na ultima semana de Novembro.
O Projeto é realizado com alunos dos 5 anos do ensino fundamental, 1 vez por semana com aproximadamente 2 horas de duração.
A meta é formar mais 200 novos Agentes mirins de saúde até o mês de novembro, tornando-os multiplicadores das informações de Saúde.
"A Educação em Saúde dentro do ambiente escolar promove sem dúvida uma melhora significativa na qualidade de vida de nossos alunos, vindo de encontro com os temas transversais propostos na grade curricular", comenta a secretária de Educação Zenídia Aparecida Correia.
Para o secretário de Saúde Claudio Prudêncio, a integração dos órgãos de Saúde e educação se concretiza através deste projeto que a cada ano se mostra uma verdadeira ferramenta de transformação de hábitos e melhora de qualidade de vida.