quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Empreendedor Rural: Quatro mil produtores em Curitiba

Mais de quatro mil produtores e trabalhadores rurais de todo o Estado participaram na manhã desta segunda-feira (28), em Curitiba, do encerramento do Programa Empreendedor Rural 2011. Na abertura, o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, disse que zelar pela saúde econômica e financeira do produtor rural é função primordial do Sistema FAEP.
"Este encontro de empreendedores, trabalhadores, e produtores, mulheres do campo e jovens agricultores é um momento propício para refletir e nosso papel na produção agropecuária e o papel que outros setores e os governos devem desempenhar.
Esta parceria entre o Sebrae, a Fetaep e o Sistema FAEP/SENAR tem sido vital para dar um novo impulso às atividades do campo, de forma moderna e mais segura, porque com mais conhecimento e firmeza por parte de seus agentes", ressaltou.

Durante o evento, o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, reforçou o apoio do governo às iniciativas da FAEP e destacou a importância da qualificação no campo.
"Nós precisamos dedicar tempo para aprender, compreender a missão de produzirmos com qualidade. Precisamos ampliar a renda no campo por meio da qualificação e garantir um futuro melhor para todos", avaliou.

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, enumerou os desafios para o agronegócio nos próximos anos, entre eles intensificar a reformulação do ministério. Segundo ele, a modernização e reestruturação do campo estão na qualificação.
"Com certeza o produtor deve investir para somar um diferencial lá na frente.
Ele precisa pensar no amanhã".
O diretor de operações do Sebrae-Pr, Júlio Cesar Agostini, afirmou que sente orgulho em fazer parte de um programa que dá resultados.
"O PER é fundamental para o desenvolvimento no campo e, com certeza, uma ferramenta para aumentar a renda de milhares de produtores".

Para Ademir Mueller, presidente da FETAEP, o Empreendedor Rural é exemplo para todo o Brasil.
"O programa ultrapassa fronteiras", observou.
O encerramento do evento ocorre nesta tarde, quando ocorrerá a premiação dos três melhores projetos do Programa Empreendedor Rural. Em seguida, uma palestra com Nelma Penteado.

O programa

Em nove anos de programa, mais de 17 mil participaram do curso. Em 2011 foram 97 turmas onde 1.192 trabalhadores e produtores rurais concluíram o programa. A elaboração e implantação de projetos individuais, desenvolvidos ao longo do ano, funcionam como elemento motivador no processo de desenvolvimento do produtor rural.

Assai também se fez presente com a turma do empreendedor rural. Juntos sindicato patronal de Assaí, SEBRAE e SENAR.

Do sindicato patronal Maria Elena

Professor do SENAR Cristiano do empreendedor rural

Ricardo do JAA – jovem agricultor aprendiz

Sindicato do trabalhador rural – Gavião

O Presidente do sindicato de Jataizinho

A turma do empreendedor rural 2011

Luiz silva, Osvaldo, Sonia, Tuta, Rica, Amélia, Kaoro, Helio, Aya, Edson, Anderson, Dona Zefa, Cássio e Luiz.