quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cooperativa Integrada comemora 1 milhão de sacas na safra de inverno




Foi realizada uma confraternização na sede da Cooperativa Integrada- Regional Assaí, em comemoração a meta alcançada no recebimento de grãos, atingindo um milhão de sacas, compreendendo a regional de Assaí e Santa Cecília do Pavão.
Quanto aos preços, o gerente Alcir fala que houve uma queda de braço entre a classe produtora e o governo, onde houve uma redução no preço do trigo em 10%, e isso é considerado um retrocesso, ficando a expectativa que o mercado venha ser mais competitivo, e que os preços venham trabalhar no preço mínimo ou superior a isso, sendo que hoje o preço desse grão gira em torno de R$26,00.
Ainda para Alcir, a Cooperativa Integrada só tem a agradecer aos cooperados pelo apoio, e que todos têm entendido e abraçado a causa da Integrada, e aos colaboradores que não medem esforços, principalmente a cada safra.
“Estamos na expectativa que o clima melhore para o plantio da próxima safra, mesmo com as previsões dando conta dos riscos da La Niña, com períodos de estiagem, mas vamos aguardar o início do plantio do milho e soja. Esse ano foi favorável ao produtor, não só na questão de produtividade, mas nas questões de doenças, pois estiveram controladas, o custo de produção diminuiu, e a produtividade esteve dentro das expectativas de cada produtor. Agora, esperamos que os preços venha a dar uma sustentabilidade para os agricultores obter uma sobra melhor”, esclarece Alcir.
“A agricultura passa por uma fase difícil, onde o preço mínimo não teve uma reação tão compatível no mercado, onde estão os preços dos insumos, derivados como o adubo, fungicidas, inseticidas, e o próprio custo de mão de obra subiu, mas o preço não subiu. Mas, hoje com a ajuda dos profissionais da Integrada, os nossos produtores estão amparados tecnicamente, e estamos preocupados não com o tamanho da propriedade, mas sim o volume da produtividade que cada produtor irá obter. Um milhão de sacas não é fácil, mas com o crescimento da Cooperativa Integrada, juntamente com a confiança dos nossos cooperados, e o empenho dos nossos colaboradores, realmente conseguimos chegar a esse volume”, diz o vice-presidente, Julio Koyama.
Ainda para o vice-presidente, a comparação desse ano com 2009, a chuva veio na época certa e o acompanhamento dos técnicos, além da preocupação dos cooperados, a safra de inverno desse ano foi satisfatória.

Por: Glória Custódio