
Com o objetivo de chamar a atenção das mulheres de que para se livrar do Câncer de Mama bastam apenas dois procedimentos simples: o AUTO-EXAME e a MAMOGRAFIA; e para o esclarecimento necessário de combate a doença, Londrina fará uma grande caminhada nesse sábado, dia 23 de outubro de 2010. A concentração será na Concha Acústica, a partir das 09h00 (nove horas da manhã), seguindo até o calçadão central.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2010, foram registrados 49.240 novos casos de Câncer de Mama, CM; ou 49 a cada 100 mil mulheres no Brasil. No Paraná, estima-se 81,6 casos a cada 100 mil mulheres. São registrados 5 (cinco) novos casos por hora. Em 2008 além de 677 mulheres, 4 (quatro) homens também morreram de câncer de mama, no Paraná.
Estudos do Ministério da Saúde apontam que a sensibilidade do Exame do Câncer de Mama varia de 57% a 83% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos e em torno de 71% nas que estão entre 40 e 49 anos. A especificidade varia de 88% a 96% em mulheres com idade entre 50 e 59 e entre 71% a 84% nas que estão entre 40 e 49 anos.
Tomando como norte o grande número de vítimas do câncer de mama, no Brasil e no nosso Estado, a ONG - Organização Não Governamental - Nós do Poder Rosa, instituição que agrega 25 entidades e empresas dirigidas por mulheres, estará realizando, no dia 23 de outubro desse ano, uma “Campanha de Incentivo a Prevenção do Câncer de Mama” com uma caminhada e reuniões com donas de casa; empresárias; universitárias; comerciantes e comerciarias; industriais e industriarias; agropecuaristas e ruralistas e mulheres carcerárias da comunidade.
Para a coordenadora da Comissão de Divulgação e Articulação do Evento, Elza Correia, a participação da população é de fundamental importância, pois “alerta para um problema que pode ser combatido se detectado no início da sua instalação e a conscientização da necessidades e benefícios da realização do auto-exame e a mamografia que são de extrema relevância para a diminuição do número de doentes e óbitos registrados não só no Paraná e no Brasil, mas em todo o mundo”.
Informações completas sobre o evento podem ser obtidas com a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, COMEL, Elza Correia, membro da Comissão de Divulgação e Articulação do Evento.
As entrevistas podem ser agendadas com
José Belaque
Assessoria de Imprensa da COMEL
43 – 9116 7434