quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Assaí - Tarde Literária‏


Na próxima sexta feira dia 08/10 o Centro de Múltiplo Uso da Memória Profª Maria Lydia Cescatto Bomtempo vai realizar a primeira Tarde Literária, com a presença do assaiense Sergio Caldieri, escritor, jornalista e assessor de comunicação social da fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a partir das 14:00hrs.
Sérgio Caldieri atualmente trabalha como pesquisador no INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, e durante o evento o escritor fará a doação de alguns livros de sua autoria, enriquecendo ainda mais o acervo bibliográfico do novo espaço de acesso à informação de Assaí.
Sergio Caldieri Nasceu em Assai (PR). Cursou o Científico e o Clássico em Nova Esperança (PR).
Começou os estudos de Psicologia no Centro de Estudos Superiores de Londrina - Cesulon, cidade onde também iniciou a carreira jornalística em 1973, no "Jornal Panorama", na "Rádio Alvorada" e no "Novo Jornal".
Em dezembro de 1977, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social Hélio Alonso, em 1982. Colaborou nos jornais "Tribuna da Imprensa", "Luta Democrática", "Tribuna Socialista", "Inverta", "O Correio", "Folha de Petrópolis", "Jornal do Sábado" (Cabo Frio) e na "Revista Piracema", entre outros.

Trabalhou no departamento de pesquisa fotográfica do "Jornal do Brasil". Em 1980, começou trabalhando na Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Agricultura e, em 1983, durante a gestão de Darcy Ribeiro, foi para Secretaria de Estado de Cultura, onde assumiu o cargo de Assessor Chefe de Comunicação Social nas gestões de Edmundo Moniz e Ângela Leal, no período de 1991 a 1994.
Atualmente, é Assessor de Comunicação Social da Fundação Museu da Imagem e do Som. Como radialista, participou, durante três anos, dos debates do programa "Batendo Boca", na Rádio Nacional.
Foi, ainda, produtor e comentarista do programa "A Hora é Essa", na Rádio Roquete Pinto, durante um ano.
É membro da Academia Nacional de Letras e Artes, Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes; membro da Comissão Nacional pelo Reconhecimento da Obra de Teixeira e Souza de Cabo Frio; e membro correspondente da Academia Fluminense de Letras e da Academia Cabofriense de Letras. Foi membro da Comissão pela Luta pela Democracia da Argentina (Coslupad), fundador do Instituto Cultural Bertolt Brecht (Alemanha Oriental) e do Instituto Cultural Olof Palme (Suécia). Coordenou os debates da comemoração dos 300 Anos de Zumbi, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1995).

Murilo Leonardi
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí
043 - 32621313043 - 84025726