
Ilmo.Sr.
José Luiz Silva
Prezado secretário:
Recebi sua correspondência, digo-lhe muito obrigado, naturalmente tenho mais conhecimento sobre o prof. Sadae Ishihara. Contudo não foi possível escrever tudo, uma vez que Paraná Shimbun é de Londrina. E a cidade de Lon- drina tem sido o antagonista de Assai, no esporte de judô. E atual professores londrinen- ses Suzuki e Okano eram judocas daqui que disputavam contra judocas assaienses. Por isso era bom mesmo não falar na própria glória , em desvantagem de Londrina.
E bom saber que no início da década de 60 – não havia a divisão de categoria por peso como acontece hoje. Por isso, naquela época era possível dispu- tar judô: Uma academia contra outra academia, uma cidade contra outra cidade etc. Por isso naquela época o judô era esporte muito popular.
Em 1957 e 1958 (se não me engano) – os professores Adamazildo Bontempo, Lyidia Bontempo e outros resolvem levar os alunos do Colégio Estadual Conselheiro Carrão para participar à Competição Brasileira de Judô Colegial que seria realizado no estádio de Pacaembu (capital de São Paulo). Nestes torneios participavam os judocas famosos de São Paulo e do Brasil. Tais como Ryoei Shiozawa, irmãos Ono, Haruo Nishimura, todos eles detinham os títulos de melhores judocas brasileiros daquela época. “E como se sabe, hoje, Haruo Nishimura é famoso ortopédico que cuidou o ex-presidente João Figueiredo”. Por sorte, o time do Colégio Conselheiro Carrão, consagrou campeão brasileiro de judô em 1957 e vice-campeão em 1958. E as glórias pertencem ao prof. Sadae Ishihara.
Nas competições anuais entre cidades paranaenses, Assai e Londrina são cidades que conquistaram mais títulos. Contudo tais competições entre cidades e estados, desapareceram porque surgiu a divisão de categoria por peso no judô. Indivi- dualmente o aluno de Ishihara que atingiu o topo mais alto foi Mário H. Arasawa. Ele
tem sido três vezes campeão paranaense. Ele já lutou contra o vice-campeão brasileiro Haruo Nishimura, só perdeu dele na segunda prorrogação, por motivo de empate, mas perdeu por decisão de bandeirinhas e não de juiz.
ENTRETANTO, quem pode informar ainda melhor é o próprio filho mais velho do prof. Ishihara. Ele também é faixa preta de 3º grau e se destacou muito bem nas décadas de 1960e, também ele tem sido o capitão do time de Assai. NOME DELE É: Sadatoshi Ishihara – endereço: R.Mal. Mascarenha de Moraes, 1361-Maringá-Pr. Tel. 44- 32676052
Note: Como a história é de 53 anos atrás, peço a V.Sa. de dar um purinho no
Colégio E.C. Carrão para conferir a data 1957 – no troféu de águia de
quase 3 kilos deve constar a data do evento.
Sendo só no momento, antecipo os meus agradecimentos.
Osamu_arazawa@hotmail.com