segunda-feira, 11 de março de 2013

Assaí na exposição dos Trabalhadores Rurais e a Justiça do Trabalho

A Secretaria de Cultura e Turismo participou da abertura da exposição “Os Trabalhadores Rurais e a Justiça do Trabalho” no  Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, na cidade de Curitiba, na  companhia das professoras Inês Koguissi e Edná Gaspar.
O evento contou com a participação do desembargador Pretextato Pennafort Taborda Ribas Neto, que proferiu a palestra sobre a sindicalização do trabalhador rural.
A mostra  apresentou 24 autos de processos trabalhistas, do período de 1979 a 1984 – oriundos da Junta de Conciliação e Julgamento de Cornélio Procópio, tendo como partes trabalhadores das mais diversas atividades agrícolas, além de fotografias que retratam o trabalhador rural nas culturas do café, trigo, algodão, cana de açúcar, milho, arroz, etc., bem como ferramentas de trabalho, artesanato e livros.
O livro “Trabalhadores do Ouro Branco” escrito por professores do Colégio Barão do Rio Branco também foi destaque da mostra, relatando a memória dos trabalhadores locais, especialmente dos catadores de algodão, tendo em vista  preservar as lembranças desses trabalhadores.
A Secretaria de cultura parabeniza os trabalhadores do Ouro Branco de Assaí, pelos relatos da cultura do algodão na década de 50 “uma contribuição para memória local, do sentimento de que pertença à comunidade da cotonicultura no norte do estado, uma idade de ouro, em tempo de esperança. O passado pertence a todos. E possibilita assegurar a plena cidadania e a preservação da memória local. Um produto da própria história”.
Fonte: Prefeitura de Assaí