A última quinta-feira foi marcada pelo início do ano letivo
no Colégio SESI. Os alunos da unidade de Assaí foram surpreendidos com uma
programação especial de volta às aulas.
Logo pelo início da manhã, o corpo docente realizou a venda
bimestral das oficinas de aprendizagem. Através delas, a metodologia inovadora
do colégio prevê que o próprio jovem construa sua caminhada rumo ao
conhecimento. Os professores lançam um desafio e, através dos conteúdos que
serão estudados no decorrer do bimestre, devem encontrar soluções à
situação-problema. Os estudantes se sentam em mesas redondas de cinco pessoas
durante todas as aulas e estudam em equipe, favorecendo a troca de ideias e o
espírito cooperativo.
As oficinas apresentadas pelos professores nesse primeiro
bimestre foram: “Propaganda, a alma do negócio”, que abordará as influências da
mesma em nosso cotidiano; “MitoLógicas”, que traz como tema a relação entre
mito e ciência; “No mundo da Lua”, sobre astronomia e a influência dos astros;
“De mochila pela América”, que falará sobre as culturas dos povos andinos e da
América Central; “A Origem”, sobre o início e evolução da vida e da ciência; e
por fim, “Harry Potter e o desafio do bimestre”, trazendo como temática
principal o papel da escola na formação social e profissional dentro da obra de
J.K. Rowling.
Na sequência, os alunos veteranos fizeram uma apresentação
de boas-vindas aos calouros. Por meio de uma encenação, explicaram um pouco
mais sobre o dia a dia como estudante do Colégio SESI.
Sofia Danner, 14 anos, é uma das novas alunas e diz que
ainda não se acostumou com a rotina. “Numa escola comum trabalhamos
individualmente: é a gente pela gente. Aqui é tudo diferente. O aluno aprende
pelas oficinas, estuda em equipe. Nunca vi nada igual.”
Outro aluno calouro, Alin Gustavo, 14, mora no município de
São Jerônimo da Serra e enfrenta quarenta minutos de carro todos os dias para
estudar. Apesar disso, diz que “com certeza, vai valer muito a pena”. Também
destacou a metodologia como um ponto forte. “A gente acaba fazendo mais
amizades com os outros alunos, aqui o conhecimento é compartilhado”, relatou.
Na sexta, sob orientação dos professores, as turmas
estudaram o regulamento do colégio, elaboraram um contrato de convivência e
assistiram ao filme da oficina.