De acordo com o prefeito Tuti, Assaí começa a fechar um ciclo educacional, pois a história da UAB em Assaí foi difícil essa concretização, onde em 2008 era um momento político e os adversários criticavam dizendo ser apenas “conversa de político”, e que na época quase que esse sonho caiu em descrédito.
Para a professora Aparecida Maria a noite foi memorável em que colocou todas as experiências significativas do que representa para a sociedade o pólo presencial UAB Assaí, tendo a realidade do que significa acreditar nas políticas públicas que, coloca toda a situação dessas experiências, em que os acadêmicos produziram narrativas com posturas científicas. “Nossa universidade rompeu paradigmas que existe dentro da educação a distância, e estamos mostrando através desses dados coletados no livro, é possível romper fronteiras, e os desafios cultural e social, além de que as experiências se transformaram dentro da área de sociologia e antropologia e da memória social, colocando a história, o desenvolvimento, a criatividade, mas principalmente estar prontos para mudar a realidade local. A parceria governo federal, estadual e municipal contribuiu para a construção da cidadania e do entorno social. Quero agradecer o empenho do prefeito Tuti, do Deputado Federal, Alex Canziani e do Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli, que contribuíram para o enriquecimento e da solidificação do que representa o pólo UAB dentro do município de Assaí. Vindo romper o estereótipo de que a cidadania deve ser construída a cada dia, e que ela é possível de se vivenciar através dessa cultura do democrático”, finaliza Cida Maria; autora do livro.
“Nós fazemos parte desse pólo e com muita alegria que venho a dar meu testemunho em nome dos acadêmicos do curso de Administração Pública, agradecer por essa oportunidade que foi nos dado, e tendo a oportunidade de estudar perto de nossas casas e enriquecer nosso conhecimento”, diz Lúcia Hayashida.
Mas segundo Tuti a boa vontade de trazer uma universidade para Assaí concretizou-se, estando hoje com cerca de 500 alunos realizando o sonho de um diploma de nível superior, gratuitamente. E o próximo passo relatado pelo prefeito é a construção de uma sede própria para a UAB de Assaí, com a ajuda da senadora Gleisi Hoffman, que garantiu ao executivo municipal que a primeira sede será para a cidade, esperando apenas a abertura do orçamento federal.
“Essa data foi memorável para todos nós da cidade de Assaí, um show a parte, entre toda educação de nível superior em comemoração a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O lançamento do livro “Assai no caminho da cultura democrática”, marcou pela apresentação da Professora Cida Maria, juntamente com os alunos do pólo dando seus depoimentos espontâneos e a emoção dos professores”, diz prefeito Tuti.
Para a diretora do Colégio Barão do Rio Branco, Edná de Souza Gaspar vislumbra grande potencial educacional, pois a UAB com apenas três anos de experiência já se deu para elaborar um livro, sendo um marco na história de Assaí. Com o envolvimento de várias pessoas que vieram a contribuir na elaboração desse livro, e que todos acreditaram nesse sonho. “Assai vive seu melhor momento desde o ensino fundamental, médio, profissionalizante e de nível superior, fechando um ciclo. Temos aqui uma educação que muitos jovens de outras localidades gostariam de vivenciar em suas cidades”, diz a diretora do colégio que abriga a UAB em Assaí.
A questão do ensino em Assaí vem tomando rumos promissores, diz Tuti, pois com a implantação da Escola Técnica Federal e Colégio SESI/SENAI, os alunos saem com a concretização do segundo grau e com um curso técnico profissionalizante, que tem por objetivo “educar e profissionalizar”.
A mensagem deixada pelo prefeito Tuti quanto ao aniversário da cidade foi de que, “em 2005 quando assumi a prefeitura, disse a todos que acreditassem no potencial de Assaí, pois temos toda possibilidade de sermos referencia educacional e de saúde, e isto está acontecendo. Agradeço a população por ter acreditado em nossa gestão e ter nos ajudado, e que hoje estamos mostrando através do trabalho que Assaí está no caminho certo”.