segunda-feira, 28 de março de 2011

LIVRO DE CHEIDA PARTICIPA DA MAIOR FEIRA LITERÁRIA DO MUNDO

Animais falantes ou um cachorro jogador de truco seriam situações impossíveis, não fossem para justificar a livre imaginação ou integrar o enredo de “Crônicas ambientais”, livro do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) que estará nas prateleiras da Feira de Bolonha, na Itália, entre os dias 27 e 30 de março. Com temáticas relacionadas à ecologia, meio ambiente, fauna e flora, mesclando ficção e realidade, a obra do parlamentar, lançada em 2010 pela Editora Aymará, é a única paranaense na feira, uma vitrine para editores em busca publicações em outros países, após selação da Fundação Nacional do Livro Intanfil e Juvenil (FNLIJ).
Embora uma obra de ficção, o livro possui viés pedagógico quando coloca em discussão o relacionamento conturbado do ser humano com meio ambiente. As 60 crônicas da publicação mostram, de maneira bem humorada, porém não menos crítica e sem moralismos, que é preciso rever conceitos e posturas. “É um livro de crônicas que tenta reduzir a distância entre o homem e a natureza, dando voz aos bichos e debatendo a problemática das relações com o meio ambiente”, explica o autor.
A publicação aconteceu a partir da compilação de textos enviados a um grupo de pessoas quando Cheida era secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, entre 2003 e 2006. Os leitores, explica o deputado, ao receberem semanalmente e-mails com as crônicas incentivaram a publicação. “Sempre gostei de escrever e enquanto secretário mandava crônicas sobre estas temáticas que envolvem o homem e o meio ambiente. Tantas foram as crônicas enviadas que recebi vários pedidos para a publicação. E acabou dando certo”.

O prefácio foi escrito pela ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva.

A obra é prefaciada pela ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva, uma defenrosa permanente dos recursos naturais. Além de “Crônicas ambientais”, Cheida é autor de outros 15 livros didáticos na área da biologia, alguns ainda em fase de acabamento. Mas, segundo ele, a nova obra representa o pontapé para futuras publicações no gênero da ficção. “É uma imensa alegria participar desta feira em Bolonha, serve como estímulo. O meu livro foi publicado há quatro meses. É uma obra de ficção e poderá também integrar as bilbiotecas estaduais como paradidático, sendo mais uma possibilidade para as crianças, jovens, e até mesmo adultos, refletirem sobre o comportamento e as relações com os bichos e a natureza, um assunto muito importante”.

Fonte: Assessoria de Imprensa: 41 3350.4188/ 4049
Autor: Rodrigo Rossi