quarta-feira, 23 de março de 2011

COMITIVA DE EL SALVADOR VEM AO PARANÁ PARA CONHECER O PROGRAMA “DESPERDÍCIO ZERO”

O presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), recebeu nesta terça-feira (22) uma comitiva técnica de El Salvador para conhecer o programa Desperdício Zero, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), envolvendo resíduos sólidos. Os técnicos foram desginados pelo Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais de El Salvador, juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU).

A comitiva veio ao Paraná após visita de técnicos da Sema a El Salvador, em fevereiro deste ano, para viabilização de um termo de cooperação técnica. “Esta visita mostra o reconhecimento das políticas públicas do Paraná. Eles estão aqui para saber como funciona o programa. Este intercâmbio é importante, porque podemos divulgar positivamente as nossas ações, fazendo com que outros países tenham acesso a informações sobre o manejo e a destinação de resíduos sólidos”, afirmou Cheida.

Integração

Para a representante do Ministério do Meio Ambinente e Recursos Naturais de El Salvador, Marina Sandoval, a integração com o Paraná demostra a clara possibillidade de aplicação das práticas relacionadas ao programa Desperdício Zero em El Salvador. “O objetivo é conhecer o programa no Paraná. El Salvador quer estabelecer cooperação para o desenvolvimento, facilitando o intercâmbio para fortalecer o nosso programa nacional de resíduos sólidos”, disse.
O papel da ONU no suporte e implementação de programas para o desenvolvimento sustentável a partir de relações internacionais e institucionais também possibilitou a visita ao Paraná. “Queremos aplicar uma plataforma de diálogo para programas de resíduos sólidos dentro de temas como desenvolvimento e trabalho com os governos. Estamos ajudando El Salvador neste diálogo político, conhecendo e aprendendo como os deputados abordam esta temática”, explicou Carolina Dreikon, responsável pelo programa das Nações Unidas para o desenvolvimento em El Salvador.

Programa Desperdício Zero

Criado há oito sob a gestão do então secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o programa estabelece o aproveitamento integral de resíduos sólidos, desde a produção até a destinação final. “O programa desenvolvido pela Sema trabalha em cadeia no intuito de conscientizar e mostrar que devemos aproveitar tudo aquilo que é produzido. É um exemplo para vários estados e países, como é o caso de El Salvador, que poderão implatar políticas de aproveitamento de resíduos”, avaliou o coordenador do Programa de Resíduos Sólidos da Sema, Laerty Dudas.

Enviado Especial: Diego Viana