terça-feira, 3 de março de 2015

NOTA DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES

O Governo do Estado lamenta profundamente o fato de o comando de greve dos professores não ter honrado o que foi acordado na última reunião de negociação realizada na quarta-feira, 25 de fevereiro.
A parte que cabe ao Estado está sendo integralmente cumprida. Foi com surpresa que recebemos no fim da tarde de sexta-feira a informação de que novas reivindicações seriam encaminhadas pelo sindicato dos professores. Trata-se de um claro desrespeito com as famílias e os estudantes paranaenses.
A percepção é de que existe uma divisão entre grupos dentro do comando grevista, transformando a greve na rede púbica em movimento político, cujo único objetivo é desgastar o governo e tumultuar o ambiente social.
O Governo do Estado aguarda que os professores, e já há uma grande parcela de descontentes com o andamento do movimento de greve, retomem as aulas na próxima segunda-feira, dia 2 de março.
...
Professores decidem ir à Justiça contra retorno das aulas do 3º ano
Acionada pelo Governo do Paraná, Justiça concedeu liminar no sábado (28).
'Não temos nem acesso a quem são os professores do 3º ano', diz sindicato.
Sabrina Coelho Do G1 PR
A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) definiu, nesta segunda-feira (2), que vai recorrer à decisão liminar que determina o retorno das atividades dos professores do terceiro ano do Ensino Médio e de 30% dos funcionários das escolas estaduais.
A APP-Sindicato tem o prazo de 48 horas para cumprir a decisão favorável ao governo estadual e 15 dias para apresentar recurso, que deve ser protocolado nesta terça-feira (3), de acordo com o secretário de comunicação da APP- Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues.
"Nossos advogados estão trabalhando para que o recurso seja feito o quanto antes. Mas hoje (segunda-feira) já vamos mandar uma petição porque não há como cumprir a liminar. Não temos nem acesso a quem são os professores do terceiro ano. Isso tudo é feito pela secretaria de educação", explicou Rodrigues.
Em nota o Sindicato afirma que, ao questionar a decisão na Justiça, pedirá que estado ofereça as condições necessárias para o cumprimento da decisão.
A liminar foi despachada no sábado (28) pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), mas entregue oficialmente aos representantes do sindicato na manhã desta segunda.
"A greve é legítima e nós compreendemos, mas lamentamos que o governador tenha ido para a Justiça contra um movimento que inclusive tem o apoio da comunidade. Os alunos não serão prejudicados. O salário referente ao mês de fevereiro foi pago e, como haverá a restituição das aulas, ele é legítimo", disse o presidente do sindicato, Hermes Leão.
A assembleia estadual  que pode por fim à greve da categoria acontece nesta quarta-feira (4), às 8h30, no Estádio Durival de Britto e Silva, a Vila Capanema, em Curitiba.
Greve
A greve dos professores foi deflagrada em 9 de fevereiro depois que o governo, por exemplo, atrasou o terço de férias da categoria.
O movimento se acirrou depois que chegou à Assembleia um pacote de medidas de ajuste fiscal. Quase um milhão de alunos da rede estadual estão sem aulas.
Desde o início da greve, vários servidores estão acampados no Centro Cívico, onde fica a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o Palácio Iguaçu.
Eles chegaram a invadir o Legislativo quando deputados tentaram aprovar em apenas um dia um pacote de medidas de austeridade que poderia mexer com benefícios dos servidores. Os projetos foram retirados pelo governo para revisão.