quinta-feira, 24 de julho de 2014

Israel rebate críticas do Brasil e chama País de 'anão diplomático'

Agência Estado
O Ministério das Relações Exteriores israelense respondeu as críticas do Brasil à postura de Israel no conflito com os palestinos na Faixa de Gaza e chamou o País de "anão diplomático".
"Essa é uma demonstração lamentável de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua sendo um anão diplomático", disse o porta-voz Yigal Palmor nesta quinta-feira, 24, de acordo com o jornal The Jerusalem Post.
Na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota afirmando que o País considera "inaceitável" o conflito e chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel-Aviv, Henrique Sardinha.
"Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças", dizia a nota da chancelaria brasileira.
"O relativismo moral por trás dessa atitude faz do Brasil um parceiro diplomático irrelevante, que cria problema ao invés de contribuir para solucioná-los", ressaltou Palmor, segundo o The Jerusalem Post.
O Brasil foi um dos 29 países que votou na quarta pela investigação das ações de Israel em Gaza. Segundo a chancelaria, o País optou por votar favoravelmente sobre a condenação do Conselho de Direitos Humanos da ONU à ofensiva israelense em virtude da "gravidade da situação".