sábado, 4 de junho de 2011

ASSAÍ - "Em silêncio"

A Rádio Líder AM de Assaí, tradicional emissôra da cidade e região, está com seus transmissores em "silêncio". Tudo por causa da mudança de sua torre e sistema radiante, que dentro de alguns dias, serão instalados na Secção Tigrinho, divisa com o municipio de Jataízinho. O estúdio permanecerá no mesmo local e a área onde está a torre e sistema radiante será loteado. A previsão é que a emissôra retorne ao ar em 01 de julho, com nova programação, equipamentos e transmissôres", diz o diretor Edimar Santos.

ASSAÍ - Alunos do SESI visitam obras do futuro colégio

Os alunos do Colégio SESI de Assaí visitaram as obras das futuras instalações do SESI e SENAI na manhã desta 5ª feira, 03, onde puderem observar, com detalhes, como ficará as novas instalações.
Os alunos tiveram o acompanhamento do Prefeito Municipal, Tuti Bomtempo, e vários secretários.
O Prefeito fez questão de explicar todo o andamento da obra para os alunos e responder alguns questionamentos. "Quero que os alunos acompanhem de perto toda a evolução da obra, pois lá será a casa deles a partir do próximo ano", diz orgulhoso o Prefeito.


Sertanópolis dá início à reforma do Teixeirão

A Prefeitura de Sertanópolis lança neste sábado, 04/06, o início das obras de reforma do ginásio de esportes municipal Teixeirão. A reforma está sendo viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal André Vargas, no valor de R$ 250.000,00, junto ao Ministério dos Esportes. Vargas irá participar da solenidade que ocorre neste sábado, às 12h.
Ao mesmo tempo em que a comunidade comemora o início das obras no ginásio Teixeirão, uma obra que a cidade espera há muito tempo, celebra seu 77º aniversário na próxima segunda-feira, 06/06. “Parabenizo a cidade por mais um aniversário e com um grande presente, o ginásio reformado. Em breve, a população poderá desfrutar deste espaço de lazer com condições adequadas. Nosso mandato está à disposição da cidade. Parabéns Sertanópolis”, comemora Vargas.

Pequenas empresas se especilizam em casamentos

Imprevistos sempre acontecem. Em eventos, como casamentos, a situação não é diferente. Seja um rasgado no vestido da madrinha, um botão do paletó do noivo que caiu, a maquiagem da noiva que borrou, enfim, problemas que podem comprometer aquela data tão esperada pelo casal, pela família e pelos convidados.
Esses contratempos podem até não ser evitados, já que ocorrem de forma inesperada, mas é possível se precaver à situação e ter, na festa ou cerimônia, quem possa resolvê-los. Felizmente, há ‘formiguinhas’ que atuam na manutenção da limpeza e organização do salão e serviço de camareiras nos banheiros com kits de medicamentos, costura, maquiagem e outros itens.

Com quatro anos e meio de atuação na prestação desses serviços em Goiânia (GO), a Formiguinhas de Luxo realiza, em média, 70 atendimentos por ano, com média de quatro casamentos por mês. A procura pelos serviços é maior no período de abril a novembro, segundo a proprietária da empresa, Karina de Siqueira Rabelo, 33 anos, que atua no mercado de arquitetura há 10 anos.

A ideia para a abertura da empresa ocorreu quando Karina participou de uma festa em São Paulo e outra em Brasília, que oferecia esse tipo de serviço das formiguinhas. “Resolvi adequar a empresa às necessidades do público goiano e abri o negócio”, acrescenta.

O diferencial da atividade, garante, é a mão-de-obra e a qualidade do material usado nos kits, onde não pode faltar linha, tesoura, agulha, remédios, secador, chapinha, produtos de higiene e maquiagem. Karina destaca ainda que discrição faz parte do trabalho de uma formiguinha. “Elas atuam em equipe, silêncio e quase não são vistas. É essa a meta da empresa, ou seja, que as formiguinhas façam suas tarefas com discrição”, reforça.

A rotina da empresa começa bem antes dos eventos. A proprietária revela que durante a semana são enviados orçamentos, feitos atendimentos para explicar o serviço e fechados contratos. Após isso, é feita a seleção de pessoal e organização de material para os eventos da semana. Já nessas ocasiões, diz Karina, a equipe, devidamente uniformizada, faz a limpeza e organização do salão e dos banheiros. Atualmente, a Formiguinhas de Luxo possui 25 colaboradores.

Inmet prevê forte declínio de temperatura

O fim de semana será de frio intenso nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, que terão forte declínio de temperatura entre sábado (4/6) e domingo (5/6). Os índices devem chegar a - 4 ºC no Sul e 4ºC no Centro-Oeste, no domingo. Na segunda-feira (6/6), os termômetros deverão marcar -2ºC na região Sudeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para condições favoráveis à formação de geadas na madrugada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Serra da Mantiqueira na região Sudeste. Em Goiás, a temperatura deve cair na segunda-feira (6). O tempo fica claro e o sol aparece no estado.
Na região Norte as chuvas acontecem no oeste e norte do Amazonas, Roraima, Amapá, norte e nordeste do Pará e na Ilha de Marajó. No Nordeste chove em quase todos os estados no domingo. Na segunda-feira (6), chuvas isoladas devem atingir o Maranhão, o Rio Grande do Norte e o litoral leste, entre Natal e Salvador. (Da Redação, com informações do Inmet)

18° BPM DESENCADEIA II ETAPA DA OPERAÇÂO DILÚVIO EM ASSAÍ E JATAIZINHO

O 18° BPM, com Sede em Cornélio Procópio, desencadeou na Quinta-Feira, 02 de Junho 2011, a II etapa da “Operação Dilúvio”, cuja premissa visou acentuar a prestação de segurança pública à coletividade das cidades de Assai e Jataizinho, ambos os municípios pertencentes ao campo de atuação da 3ª Cia do 18° BPM.
Para alcançar o desiderato pretendido, as ações policiais foram supervisionadas pelo Comandante do 18° BPM, Ten. Cel. Fábio Luíz Rincoski, e pelo Comandante da 3ª Cia, Capitão Edivaldo Isidoro Vieira, os quais previamente engendraram as táticas operacionais a ser executadas pelos policiais militares. Dentre as modalidades de policiamento realizadas, destacaram-se, as fiscalizações de trânsito (Blitz); as abordagens e revistas a pessoas em atitude suspeita, bem como em bares e logradouros públicos; o policiamento velado; o cumprimneto de mandados Judiciais; e consequentemente o policiamento ostensivo e preventivo.

O resultado final da Operação Dilúvio contou com a estatística a seguir

  • 365 veículos (autos e motos) fiscalizados, sendo que, do total desses veículos, 53 foram autuados por infrações de trânsito;
  • 32 veículos retidos ou apreendidos até a devida regularização;
  • 35 bares e similares abordados;
  • 01 encaminhamento por porte de drogas;

O baixo índice de incidências de prisões ou de encaminhamentos vislumbrado durante a Operação Dilúvio II se deve a já eficiente e marcante presença dos policiais militares do 18° BPM, os quais executam diuturnamente um trabalho profícuo voltado em prol da coletividade.

Seção de Comunicação Social do 18° BPM

1° Ten. Berleze - Oficial P/5

Sd Contardi - Auxiliar P/5

Em "Insensato Coração", Marina trai Léo com Pedro

Depois de descobrir toda a verdade sobre Léo (Gabriel Braga Nunes), Marina (Paola Oliveira) resolve ir atrás de Pedro (Eriberto Leão) em "Insensato Coração". Como ainda tem a chave do apartamento do ex, a designer resolve entrar e esperar até que ele chegue em casa. Pedro, é claro, fica surpreso ao ver Marina em sua sala quando chega de viagem. A cena está no capítulo 133 e deve ir ao ar no dia 20 de junho. Veja os diálogos abaixo:
Pedro -
Marina... O que você está fazendo aqui?
Marina-
Eu preciso falar com você.
Pedro -
Seu marido sabe que você está aqui?
Marina -
Não. E desculpe ter invadido o seu apartamento. Eu tenho a chave desde...
Pedro -
Desde antes de você se casar com o meu irmão.
Marina -
É. Pedro, eu soube que você foi a Floripa atrás do Zeca, o abastecedor, e não encontrou...
Pedro -
Soube como? Quem te falou do Zeca?
Marina -
O Raul conversou comigo sobre...
Pedro -
Meu pai não tinha nada que se meter nisso!
Marina -
Eu sei também que o Zeca sumiu, do mesmo modo que a gravação que vocês fizeram, todas as provas...
Pedro -
E você não acredita em nada disso. Então, o que você está fazendo aqui?
Marina -
Eu acredito, sim! Acredito em você, na gravação, na sabotagem do avião, na gravidez da Irene, o Léo foi o culpado por tudo de ruim que aconteceu na nossa vida, na vida e na morte de tanta gente, eu acredito em tudo!
Pedro -
Você acredita? Em tudo?! Em tudo o que eu te disse antes, e você desprezou?
Marina -
Eu descobri o hotel em que o Léo ficou, com a Irene! Perto daqui, pra saber quando a gente não estava em casa... E acredito no Raul, ele disse que ouviu a gravação do Léo com esse Zeca. Eu vim aqui dizer que acredito em você, e te pedir perdão por ter duvidado, na época. Se você ainda for capaz de me perdoar...
Pedro -
Foi tão difícil... E agora... Graças a Deus, você acredita em mim, durante tanto tempo foi tudo o que eu quis ouvir! Mas... Agora... Você está casada com o meu irmão.
Marina -
Eu vou me separar. A primeira coisa que eu vou fazer, quando sair daqui, vai ser ligar pro advogado tomar as providências pra separação, já!
Pedro -
Já? Você vai mesmo se separar? Está decidida?
Marina pega o celular na bolsa e liga pro advogado, avisando que quer a separação. Os dois continuam a conversar:
Pedro -
A Irene me contou tudo sobre como ficou grávida. Inclusive, que a ideia foi do Léo. E, depois, descobriu que eu estava armando pra saber a verdade. Se ela contou pro Léo que tinha falado tudo, e deve ter contado, com quem ela podia ter ido se encontrar naquela rua deserta, à noite?
Marina -
Meu Deus! O Léo... é um assassino!
Pedro -
E você se casou com ele! Por quê, Marina? Por quê?
Marina -
Ressentimento, despeito, raiva, mágoa por você ter me traído, mentido, me enganado, era o que eu pensava! Eu nunca amei o Léo, nem ele me amou! A gente praticamente nem...
Nesta hora, Marina se cala, sem jeito. Pedro, ainda ferido, fica pasmo com a revelação de que os dois quase não transam.
Pedro -
Vocês não?
Marina -
Ele não tem atração por mim, descobri que o Léo só se satisfaz com... Com prostitutas! Não foi por isso que ele se casou comigo. Ele gosta é de me exibir em eventos, como um troféu.
Pedro não consegue disfarçar o alívio.
Marina -
Mesmo antes de descobrir tudo, eu já estava vendo um lado do Léo que... Já tava arrependida. Mas... O que eu fiz com você... Não sei se algum dia...
Pedro -
Te perdoar? A única coisa que eu sempre quis é que você acreditasse em mim...
Pedro e Marina se olham e ela tenta sair.
Marina -
Eu... Tenho que ir.
Pedro -
Por quê? Você já ligou pro advogado...
Marina -
Você... Quer que eu fique?
A designer ganha um beijo como resposta. Os dois vão para o quarto de Pedro e transam.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Diretor do DNIT sugere 'queimar' praças de pedágio

Luiz Antonio Pagot afirmou que medida seria forma de pressionar para que rodovias pedagiadas como a BR-277 sejam duplicadas. Richa fala em 'ato falho'

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, deu uma declaração polêmica durante uma reunião da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, em Cascavel.
Reclamando sobre a demora na duplicação da BR-277, entre Medianeira e Cascavel, Pagot sugeriu protestos como queimar as praças de pedágio. "Não tem que discutir, tem que duplicar. Qualquer coisa vamos queimar as praças de pedágio, tocar fogo nas coisas", disse.
A BR-277 é um dos acessos de escoamento da safra até o porto de Paranaguá, além de importante via turística até Foz do Iguaçu.
Entrevistado pela rádio CBN Curitiba, o governador Beto Richa condenou as declarações do diretor. "É uma pessoa preparada. Quero crer que foi um ato falho, momento infeliz. Ninguém pode estimular a baderna. É muito melhor negociar dentro de bases legais para que possamos atingir nossos objetivos".

Saiba como será a vingança de Norma contra Léo

Após diversas armações do vilão, Norma (Glória Pires) finalmente consegue dar a volta por cima e enqudra Léo (Gabriel Braga Nunes). O ponto de virada na relação entre os dois já foi escrito pelos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
A vingança começa quando o rapaz, já separado de Marina (Paola Oliveira) e com seu emprego ameaçado devido à prisão de Cortez (Herson Capri), é chamado pela enfermeira. Quando o cafajeste chega à casa da agora milionária, uma proposta lhe é feita: trabalhar para Norma ou ter os seus segredos revelados à polícia.
Ele até tenta negociar, usando seu charme para dizer à ex-noiva que juntos eles poderiam multiplicar a fortuna deixada pelo falecido Teodoro (Tarcísio Meira). Irritada pela ousadia, Norma dá um tapa na cara do pilantra.
Sem alternativas, Léo acaba aceitando a oferta e assina uma carta de demissão do banco. Em seguida, ela toma o seu celular, dizendo que ele não poderá mais ter contato com ninguém.
Mas a revanche ainda não está completa: Léo passa a morar no canil da mansão de Norma, onde é alimentado como um animal, vivendo de restos de comida que são atirados ao chão. Ao mesmo tempo, os demais personagens acreditam que Léo fugiu com medo da polícia.

Requião é condenado a indenizar publicitária

De acordo com o blog Caixa Zero, do jornal Gazeta do Povo, o senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado por danos morais. Nesta quinta-feira, o TJ decidiu que Requião deverá pagar uma indenização de R$ 60 mil à publicitária Cila Schulman.
O motivo da condenação foi uma declaração do senador, que na época era governador, na Escolinha de Governo. Requião acusou a publicitária de participar de um esquema de desvio de dinheiro do governo do Estado.
Através de sua página no Twitter, Requião se manifestou e considerou a condenação absurda. "Mais uma vez sofro condenação por defender o nosso Paraná de roubos por políticos. Quando isto vai parar?", postou.

Polícia realiza operação em Assaí e Jataizinho‏

A polícia de Assaí realizou com apoio de policiais de várias cidades ligadas ao 18º Batalhão da Polícia Militar em Cornélio Procópio de ação conjunta para o combate ao crime e as infrações de trânsito na cidade.
A ação começou por volta das 14hs00 e foram empregados cerca de 50 policiais em 15 viaturas das três companhias que compõe o Batalhão. A 1ª Cia de Cornélio, a 2ª de Bandeirantes e a 3ª de Assaí.
A operação denominada Diluvio II teve o resultado esperado, segundo analisou o comandante da PM em Assaí, capitão Edivaldo Vieira. “Operações como esta ocorrerão em todas as cidades da área do Batalhão”, disse.
Além de vários veículos apreendidos, principalmente motos, centenas de pessoas foram abordadas, bares foram fiscalizados e drogas foram apreendidas em Assaí e também em Jataizinho, onde a operação foi realizada simultaneamente.
Durante a operação em Assaí, 184 carros e 181 motos foram abordados e fiscalizados. Ao todo foram 50 notificações de trânsito, sendo 34 gravíssimas e 16 graves. “Estamos colando a polícia na rua. A atuação da PM tem que ser ostensiva”, comentou Capitão Edivaldo.
Por Cleber Pontes

ASSAÍ - Polícia investiga provedor que interfere no sinal da OI‏

Falar com telefone móvel em Assaí é um problema sério, caso a operadora seja a OI. O problema se estende há duas semanas e está deixando o usuário irritado.
São muitos os usuários, dentre eles o prefeito, todos os secretários e a grande maioria dos funcionários da prefeitura.
Depois de dias enfrentando o problema, o prefeito Tuti Bomtempo resolveu cobrar da operadora uma solução. Nesta quinta-feira, 02, pela manhã o prefeito foi informado que o problema está em uma operadora de internet via rádio que opera irregularmente na cidade e fora de frequência.
Segundo a operadora, a Polícia Federal teria sido comunicada, bem como a ANATEL que é a agência reguladora do serviço.
Em Assaí três empresas tem permissão para explorar o serviço. A Mega Net, a Ponto Net e a Sound Turno Net. As operadoras se comprometeram a derrubar (desligar os equipamentos) por algumas horas para auxiliar a polícia nos trabalhos de investigações.
Enquanto isso não ocorre, falar no celular é um exercício de paciência.

Por Cleber Pontes

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ASSAÍ - "A Defesa Civil de Assaí esta de parabéns", diz Prefeito

Baseado na mais importante e valiosa missão confiada à Defesa Civil, que é a "preservação da vida", o Prefeito Michel Angelo Bomtempo realizou a entrega de novos equipamentos de socorro e proteção à vida, na manhã desta quinta feira (02).
A Prefeitura investiu aproximadamente 7,3 mil reais na aquisição de novos equipamentos como: colar cervical, cintos para imobilização, imobilizador lateral da cabeça, Kit para parto emergencial, kit de imobilizadores de membros, Colete de imobilização dorsal, manta aluminizada, máscara de oxigênio, kit de imobilização multi-splint, tala aramada moldável, tração para fêmur, reanimador manual, conjunto de oxigênio portátil, bolsa para atendimento de emergia entre outros.
Na ocasião os agentes da defesa civil realizaram simulações de atendimento de socorro para vitimas veicular e pedestre.
Em discurso o Prefeito Michel Angelo Bomtempo ressaltou a importância de se investir na Defesa Civil, explicando que em momentos de acidentes e ocorrências de risco, o departamento vem se destacando por suas ações de socorro à população. “ Os investimentos para a Defesa Civil não param por aqui, vamos adquirir mais equipamentos de socorros. A Defesa Civil de Assaí esta de parabéns pelo belo atendimento e prontidão para a população, servindo de modelo para toda região”.
Murilo Leonardi
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Richa anuncia medidas para promover melhorias na educação

O governador Beto Richa e o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, anunciaram nesta quarta-feira (1º), no auditório do Canal da Música, em Curitiba, uma série de medidas que promoverão melhorias na educação no Paraná. Richa autorizou o início da licitação para a aquisição de 84 itens da merenda escolar e anunciou decisões para resolver dois problemas que vinham se arrastando há anos: o custeio do transporte escolar de alunos da rede pública estadual, para o qual serão repassados R$ 58 milhões este ano; e a situação dos 35 mil professores que cursaram o programa de capacitação para docentes da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). Eles poderão fazer cursos a distância ou, no caso dos que já fizeram a complementação, terão os diplomas reconhecidos.
“São medidas que demonstram nossa preocupação em transformar a educação do Paraná na melhor do Brasil. Apesar das dificuldades financeiras, vamos investir para estruturar e fortalecer nossa educação. É um compromisso que assumo”, disse o governador. Richa reafirmou que a educação é uma prioridade da sua administração e que o governo dará atenção aos municípios.

MERENDA

A licitação autorizada pelo governador permitirá melhorar a qualidade da merenda escolar distribuída a mais de 1,3 milhão de alunos da rede estadual de ensino. Serão adquiridos mais de 84 itens. Além dos itens tradicionais, serão incluídos na compra carnes congeladas, barras de cereais, sucos, saborizador de leite, biscoitos diferenciados, macarrão talharim, entre outros. O investimento será de cerca de R$ 118 milhões.

VIZIVAL

Outra medida anunciada pelo governador Beto Richa soluciona um problema que se arrasta há oito anos. O governo começa a regularizar a situação dos professores que concluíram o programa de capacitação para docentes pela Vizivali e que não conseguiram validar seus diplomas. “Com isto damos um desfecho feliz para esses profissionais da educação, reconhecendo seu empenho e dando uma demonstração de que o governo valoriza a qualificação de seus profissionais”, disse Richa.
Os professores que já fizeram complementação em instituições de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação terão os diplomas de Pedagogia aceitos para fins de ingresso e promoção na carreira do magistério. Para o restante dos egressos serão oferecidos dois períodos de cursos de Pedagogia, à distância, ministrados pelas universidades estaduais do Paraná e pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do governo federal.

TRANSPORTE ESCOLAR

O governo anunciou também o repasse de R$ 58 milhões, até o fim do ano, para o custeio do transporte escolar para os alunos da rede pública estadual. O valor, a ser repassado a todos os 399 municípios do Estado, representa mais do que o dobro do total repassado em 2010, que foi de R$ 28 milhões. “O governo tratou esse assunto como prioridade. Estamos felizes e otimistas, pois o repasse irá beneficiar nossas cidades e estudantes”, disse o prefeito de Castro e presidente Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Moacyr Fadel.

ENSINO ESPECIAL

O secretário de Educação, Flávio Arns, garantiu que o governo do Estado dará apoio técnico e financeiro para as escolas de educação especial, entre elas as Apaes. Ainda este mês deverá ser assinado um onvênio para a liberação, pelo Estado, de 341 profissionais que atuarão nas cem instituições credenciadas. Mais de dez mil alunos serão beneficiados.
Arns afirmou que as instituições de educação especial receberão benefícios equivalentes aos que forem dados às escolas públicas, como reformas, ampliações e material escolar. “É uma diretriz que democratiza e acaba com a discriminação existente. Uma ação do governo voltada para a cidadania e que fortalece esses importantes grupos”, disse.
Estiveram no evento o presidente da Assembeia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; o líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano, outros deputados estaduais, chefes de núcleos de educação do Estado, prefeitos, secretários, vereadores, deputados federais e estaduais e reitores das universidades estaduais.

SÃO JERÔNIMO DA SERRA

O municipio de São Jerônio da Serra é um dos maiores da nossa região em termos territoriais. Com um clima excelente que lembra um pouco a cidade de Campos do Jordão no estado de São Paulo.
São Jerônimo guarda em suas divisas belezas naturais de encher os olhos. Propicio para aquelas pessoas que gostam de apreciar a natureza.



ASSAÍ - Curso e festival de prêmios do Barão‏

Estão abertas as inscrições para o Curso de Técnico em Segurança do Trabalho do Colégio Estadual Barão do Rio Branco. O curso corresponde ao segundo semestre e as inscrições vão de 6 a 17 de junho.
O curso é gratuito e terá duração de três semestres. As aulas são de segunda a sexta-feira e com possibilidade de estágio remunerado.
As vagas são limitadas e outras informações podem ser obtidas na secretaria do Colégio.

Prêmios

Acontece no domingo, 05, o Show de Prêmios do Colégio Barão do Rio Branco. O Evento está previsto para acontecer a partir das 15hs00 no Ginásio de Esportes Yoshihiro Nonomura, o Paulão. As cartelas estão sendo comercializadas e estarão à disposição também no local do evento. Os prêmios são: 1º prêmio – R$ 1.000,00; 2º prêmio – R$ 500,00; 3º prêmio – R$ 300,00; 4º prêmio – impressora.

Por Cleber Pontes

Ministério capacita médicos e enfermeiros da rede privada para o diagnóstico precoce de dengue

Principal objetivo é prevenir óbitos pela doença. Os cursos serão ministrados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, nos dias 2 e 9 de junho, respectivamente

O diagnóstico precoce e o manejo adequado do paciente com dengue serão os focos de dois cursos de capacitação do Ministério da Saúde destinados a médicos e enfermeiros vinculados às operadoras de planos de saúde ou aos hospitais da rede credenciada. Para o Ministério, o principal objetivo da ação é evitar o agravamento do quadro clínico do paciente que procura os serviços de diagnóstico e tratamento da rede particular e, consequentemente, prevenir óbitos pela doença.
A capacitação terá duração de um dia, sendo que o primeiro curso será ministrado em 2 de junho, no Rio de Janeiro, e o segundo no dia 9, em São Paulo, entre 9h e 18h. Ao todo, serão 120 vagas destinadas aos profissionais de saúde – 60 em cada capital. Além do Rio e São Paulo, o curso será realizado também em Belo Horizonte, em data a ser definida. Dependendo da adesão ao curso, o Ministério da Saúde avaliará a realização de mais edições da capacitação, uma vez que o Brasil conta com 1.400 operadoras de planos de saúde, sendo aproximadamente 550 localizadas nas capitais fluminense e paulista.
Durante o curso, os participantes serão orientados a proceder de forma adequada diante de um caso suspeito, com base na classificação de risco da doença e assistência ao paciente, de acordo com as recomendações do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).
Por exemplo, nos casos em que o paciente não apresenta sinais de gravidade, os cuidados são básicos e incluem a imediata hidratação oral, repouso e uso de analgésicos e antitérmicos. Quando adotadas oportunamente, medidas como essas podem evitar que o quadro do paciente se agrave e reduzir o risco de óbito.
Nos casos em que o paciente apresenta sinais de agravamento, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes ou desmaios, as recomendações variam desde manter o paciente em observação no serviço ou unidade de saúde até a internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A promoção do curso é da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado ao Ministério da Saúde responsável pela regulação do mercado de planos de saúde.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Existem quatro classificações ou grupos de risco de dengue para os quais os profissionais devem estar atentos. Pacientes que chegam aos serviços de saúde com sinais e sintomas clássicos da dengue, como febre, dores no corpo e na cabeça, além de prostração, mas sem sangramentos, são do grupo A.
Neste caso, o atendimento é realizado em Unidades de Atenção Primária e o profissional de saúde deve prescrever a hidratação oral, repouso e uso de analgésicos e antitérmicos para tratar os sintomas da doença. Após o atendimento, o paciente pode voltar para casa, mas não antes de ser alertado quanto aos riscos da automedicação e orientado a não ingerir medicamentos a base de salicilatos e anti-inflamatórios, entre outros.
No grupo B são incluídos pacientes que procuram atendimento no serviço de saúde com algum sinal de sangramento. Estes necessitam de atendimento em Unidades de Atenção Secundária de Saúde com suporte para manter a pessoa em observação. Nestes casos, a hidratação oral é feita com supervisão e acompanhada de uma avaliação médica.
Caso o paciente chegue ao serviço de saúde com sinais de alarme, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e queda abrupta de plaquetas, ele se encaixa no grupo de risco C, que exige internação em uma Unidade de Atenção Terciária em Saúde.
Finalmente, o grupo D inclui pacientes que chegam já com sinais de choque e devem ser encaminhados imediatamente para um leito de UTI. Alguns dos sinais apresentados neste estágio são a cionose (pontos roxo-azulados no corpo, que indicam falta de oxigênio no sangue) e pressão baixa.
“Deve-se destacar que, em situações de epidemia, independente da classificação de risco do paciente com dengue, todas as unidades, públicas ou privadas, devem estar aptas a acolher, classificar o risco, atender e, se necessário, encaminhar o paciente para o serviço de saúde compatível”, afirma o coordenador do PNCD, Giovanini Coelho.
Daí a importância do profissional de saúde estar orientado sobre quais medidas adotar diante de casos suspeitos da dengue, de forma a proceder adequadamente, de acordo com cada situação que se apresentar.

Serviço:
Curso: Atualização em diagnóstico e manejo clínico do paciente com dengue.
Palestrante: Dra. Lúcia Alves da Rocha – Médica da Prefeitura Municipal de Manaus, Doutora em Medicina Tropical.
Objetivo: Promover a capacitação dos profissionais de saúde em classificação de risco clínico e assistência ao paciente com dengue.
Duração: 1 dia (manhã e tarde).
Público Alvo: Médicos e enfermeiros da saúde suplementar.
Certificação: Será fornecida pela ANS, em parceria com o MS.
Rio de Janeiro: 02/06/2011 – Hotel Novo Mundo –Salão Bronze – Praia do Flamengo, 20.
São Paulo: 09/06/2011 - Auditórios na Paulista - Av. Paulista, 1776 - 2º andar - São Paulo – SP

Outras informações:
(61) 3315-3988/3580/2351

Iniciativa inédita une adulto consumidor e estudantes de escolas públicas para ensinar hábitos de consumo responsável

A Escola de Consumo Responsável, que será inaugurada em Blumenau (SC) e seguirá por todo o país, passa a contemplar, além do varejo, a rede pública de educação.

A indústria do plástico reuniu duas pontas da sociedade numa iniciativa que será levada a todo o Brasil e que contempla intervenções educativas no varejo e nas escolas públicas. Batizada de Escola de Consumo Responsável, a ação pretende levar ao consumidor adulto e estudantes da rede pública de ensino, conceitos sobre consumo consciente, uso racional dos recursos e descarte correto de embalagens, como as sacolas plásticas.
O objetivo da Escola é formar multiplicadores desses conceitos de sustentabilidade. “A defesa do meio ambiente só será eficaz se as ações partirem de princípios educativos e não de restrição de um ou outro produto”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos e do Instituto Nacional do Plástico (INP), entidades idealizadoras deste projeto, juntamente com a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief).

Itinerante, com aulas de quatro horas, ministrada por instrutores previamente preparados e com apoio de material didático a Escola de Consumo Responsável parte do princípio que a preservação ambiental é responsabilidade de todos: poder público, iniciativa privada e população. A ação também promove o uso de sacolas mais resistentes, produzidas dentro da Norma ABNT 14937, uma vez que é direito do consumidor escolher a melhor embalagem para carregar suas compras. Sacolas mais resistentes podem ser usadas em menor quantidade, evitando seu desperdício e permitindo ainda sua reutilização.

As primeiras ações da escola foram realizadas em 2010 somente com funcionários do varejo e, nesta fase que se inicia em Blumenau, no dia 2 de junho, passa a agregar também a escola. “O resultado prático é a redução do desperdício das sacolas plásticas, além da conscientização e o maior envolvimento da população nas questões sustentáveis”, afirma o executivo.


Iniciativas de sucesso

A Escola de Consumo Responsável já está em funcionamento no Rio de Janeiro, onde mais de 400 colaboradores de sete supermercados foram treinados. O modelo que chega a Blumenau, mais completo, também poderá ser levado a outros locais do Brasil.
Informar e capacitar pessoas para atuarem com responsabilidade e transmitir os conceitos de sustentabilidade no consumo tem sido iniciativas constantes da indústria do plástico. A Escola de Consumo Responsável é parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que envolve indústria, varejo e população na questão da responsabilidade compartilhada para o meio ambiente.

O Programa chegou a oito capitais brasileiras (São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis) e, de 2008 a 2010, promoveu uma redução de 4 bilhões de sacolas plásticas. Ele segue com o objetivo de alcançar e até mesmo ultrapassar a marca dos 30% de redução no uso das sacolinhas até 2012.


Educação e preservação ambiental

Um recente estudo, encomendado pelo governo britânico, sobre o impacto ambiental de diversos tipos de sacolas mostrou que a sacolinha de plástico tem melhor desempenho ambiental em 8 das 9 categorias avaliadas. Outro importante dado é que ela apresenta a menor geração de CO2 em seu processo produtivo, além de consumir menor quantidade de matéria-prima frente às outras opções.
Além disso, o consumidor tem o direito de escolher a melhor solução para carregar suas compras e vê na sacola plástica um modo também de ter economia. A população utiliza a sacola plástica para acondicionar o lixo doméstico, assim como para outros tantos usos. Embalar o lixo em plástico é uma recomendação dos órgãos de saúde do país, para que se evitem contaminações.

A Escola de Consumo Responsável busca interação com a população e com profissionais dos supermercados, no sentido de contribuir para um melhor esclarecimento sobre as questões ambientais, principalmente, relacionada às sacolas plásticas. Os resultados vêm mostrando que essa ferramenta de diálogo com a sociedade é um complemento ao Programa de Qualidade, vital para ampliar disseminadores dos conceitos de responsabilidade ambiental.

A partir da interação com os estudantes e com os consumidores, teremos a possibilidade de reforçar o mote da educação como o caminho para uma sociedade responsável e com consciência sobre sustentabilidade, baseada na racionalidade, na educação e na responsabilidade compartilhada.

O novo formato da Escola de Consumo Responsável será inaugurado em Blumenau (SC) na quinta-feira (2).

Nova onda de frio chega ao Brasil por volta do dia 8 de junho

No decorrer desta semana e início da próxima , a presença de uma massa de ar frio e seco provoca dias com grandes amplitudes térmicas no Sul e no Sudeste. A ausência de nuvens deixa as madrugadas frias e o predomínio de sol durante o dia ameniza deixa as tardes mais agradáveis. Segundo os meteorologistas da SOMAR, outra onda de frio volta a derrubar as temperaturas no Centro-Sul do Brasil a partir do dia 8 de junho.
No fim de semana, a passagem de uma frente fria com fraca atividade pelo Sudeste e o aumento das nuvens provocam queda da temperatura máxima no leste paulista e no Rio de Janeiro.
Já nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, as temperaturas seguem altas e o calor está garantido até por volta do dia 8, quando a massa de ar frio consegue ingressar sobre essas Regiões e amenizar um pouco o calorão.


Fazenda debaterá votação do Supersimples

Brasília - As negociações entre governo e parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei Complementar 591/10, que altera a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa – a lei do Supersimples - devem ser retomadas na próxima quarta-feira (8), em reunião no Ministério da Fazenda. O objetivo é a votação do projeto ainda no primeiro semestre de 2011.

A informação é do secretário executivo da Secretaria de Relações Internacionais da presidência da República, ex-deputado Cláudio Vinatti, Ao participar das comemorações de 20 anos da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), no espaço Brasil 21, em Brasília, nesta terça à noite. “Esse é um dos projetos que o governo considera prioritários para ser votado”, disse Vignatti.

Os ajustes propostos na lei da pequena empresa foram defendidos por participantes do evento da Fenacon. Entre eles o aumento de R$ 2,4 para R$ 3,6 milhões do teto da receita bruta anual das empresas para entrada no Simples Nacional - o sistema especial de tributação do segmento que já conta com mais de 5 milhões de empresas. “Estamos numa economia crescente, que exige a atualização da lei”, disse, o senador José Pimentel, que destacou outros pontos como a solução do problema da substituição tributária que prejudica empresas do Simples Nacional.

O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobom, também defendeu o aumento do teto do Simples e inclusão de todas as micro e pequenas empresas no sistema, “independente do seu ramos de atividade”. Ele defendeu reforma tributária urgente com redução de tributos e disse que a lei da pequena empresa – que criou o Simples Nacional – deve servir de exemplo. “Ela provou que reduzir tributo não resultou em queda de arrecadação, ao contrário”, avaliou.

Tropa de choque do Planalto “dorme no ponto” e comissão aprova convocação de Palocci

A blindagem montada pelo Palácio do Planalto na Câmara para proteger o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, de dar explicações sobre seu enriquecimento foi furada nessa quarta-feira (1º). No final da manhã, a Comissão de Agricultura aprovou requerimento de convocação do braço direito da presidente para que ele preste esclarecimentos sobre a evolução patrimonial e os clientes que atendeu na empresa de consultoria Projeto.
Após protestos da base aliada, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), adiou a decisão da comissão, em mais uma manobra do governo.
Apesar do movimento, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), reforçou: a convocação permanece. “O ministro está convocado, a votação foi regimental. O presidente adiou sua decisão em função da questão de ordem para ter as informações do vídeo e coletar as informações com o presidente da comissão. O que ele pode fazer na próxima semana é julgar a questão de ordem e decidir sobre ela, mas não suspender a decisão”, explicou.
Questionado sobre a possibilidade de anulação da decisão pelo presidente da Câmara, Nogueira anunciou que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Não há nenhuma fonte de argumentos no Regimento da Câmara e na Constituição para que ele tenha esse poder de anulação. Se ele usar da força tomando uma decisão unilateral dessa natureza, vamos recorrer ao STF”, afirmou.
Na avaliação de Nogueira, o adiamento só piora a situação do ministro. “Quanto mais se atrasar a vinda dele e a apresentação das suas explicações, mais ele vai se desgastar e a opinião pública vai fortalecer sua vontade de querer saber o que de fato aconteceu”, afirmou.

Bate-boca na comissão


Segundo Nogueira, a base do governo “dormiu no ponto” na votação do requerimento, de autoria do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Logo após a aprovação, aliados ao Planalto protestaram e a sessão foi suspensa, sendo reaberta minutos depois e encerrada em seguida. De acordo com o líder, que acompanhou a discussão, ficou claro que a maioria dos integrantes do colegiado demonstrou posição favorável ao requerimento.
“O governo passou duas semanas consecutivas inviabilizando as reuniões das comissões. Nos últimos instantes, deram presença para derrubar os requerimentos, eles foram para votação, o governo errou e acabaram perdendo. Portanto, o ministro deve ser convocado”, reforçou. Questionado sobre eventual recurso a ser apresentado por integrantes da base aliada, o líder lembra que as comissões têm poder para deliberar e o governo deveria ter se organizado melhor para evitar a derrota.
Ainda segundo o parlamentar do PSDB, “o ministro deve vir a público, seja aqui, no Senado ou em rede nacional para explicar como seu patrimônio teve este aumento vertiginoso”. Nogueira lembrou que até mesmo parlamentares do PT estão cobrando esclarecimentos de Palocci, como a senadora Gleise Hoffman (PT-PR) e o governador da Bahia, Jaques Wagner, para quem a súbita evolução patrimonial do petista “chama a atenção”.
“Ou seja, a própria base do governo e do próprio partido do ministro já começam a apontar na direção da necessidade total de prestar esclarecimentos. O que não pode acontecer é colocar a cabeça num buraco e dizer que não vai dar explicação nenhuma”, reforçou Duarte. Segundo ele, a sociedade está estarrecida com as sucessivas negativas de prestação desses esclarecimentos.
De acordo com informações até agora não desmentidas por Palocci, sua consultoria faturou R$ 20 milhões em 2010, sendo que R$ 10 milhões entraram no caixa da Projeto apenas em novembro e dezembro, quando Palocci participava da equipe de transição. Apesar disso, até o momento o braço direito de Dilma e tampouco o Planalto vieram a público para dar mais detalhes sobre a milionária consultoria. “Há um silêncio ensurdecedor por parte do governo, que deve explicações. Por que isso não ocorreu até agora?”, questionou o líder do PSDB.

Polícia de Alumínio investiga se ex-BBB foi vítima de execução

A Polícia Civil de Alumínio (79 km de São Paulo) investiga a hipótese ex-BBB André Luis Gusmão de Almeida, 37, conhecido como Caubói, ter sido executado. Ele foi morto com tiro na nuca, disparado pelas costas dele, na madrugada desta quarta-feira em seu sítio.
O investigador da Delegacia de Alumínio, Marcelo Coutinho, afirmou que há também a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte). Uma TV LCD de 32 polegadas foi roubada da casa do caseiro --que estava vazia-- onde ele foi encontrado. Um notebook que estava na cozinha da residência principal do terreno também foi levado.
"Há boatos na cidade de que ele tinha dívidas, por isso investigamos uma possível execução. A mulher dele não confirmou, mas também não negou. Ela está em estado de choque e marcamos para ela prestar depoimento possivelmente amanhã [2]. Pela nossa experiência, há indícios de que ele foi executado e que, possivelmente, pediram para ele deitar no chão antes de atirarem", afirmou o investigador.
Segundo a delegada Luciane Regina Toledo, titular da delegacia da cidade, a mulher de André afirmou que eles ouviram latidos dos cachorros, e que ele foi verificar a causa. Momentos depois, entretanto, ela ouviu um tiro e, como o marido não retornou, decidiu acionar a PM.
A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Regional de Sorocaba, mas não resistiu.
O investigador afirmou que ninguém presenciou o crime e que não há câmeras de segurança na região.
André participou do "Big Brother" em 2009 e entrou na casa quando o programa já estava no ar. Foi colocado, junto com Maíra Cardi, em uma casa de vidro no jardim da casa. Acabou brigando com Maíra e outros participantes e foi logo eliminado. Maximiliano Porto, o Max, foi o vencedor do prêmio de R$ 1 milhão na edição de 2009.


terça-feira, 31 de maio de 2011

Produção de orgânicos deve crescer 40% em 2011

Produtores devem faturar R$ 700 milhões este ano, segundo entidade que representa o setor

Apesar de a participação ainda ser pequena no mercado agropecuário brasileiro, a produção de orgânicos vem se multiplicando nos últimos anos. O faturamento dos produtores em 2010 foi de cerca de R$ 500 milhões, segundo estimativa da Associação Brasileira de Orgânicos (Brasilbio), que reúne os produtores, processadores e certificadores. O valor corresponde a apenas 0,2% dos R$ 255,3 bilhões registrados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), como referentes ao valor bruto de toda a produção do setor agropecuário no ano passado. Em todo o mundo, segundo a Brasilbio, a estimativa é que os orgânicos movimentem cerca de US$ 60 bilhões por ano, o que equivale a R$ 95,4 bilhões.

Mas o mercado dos alimentos orgânicos cresce a saltos mais largos que o mercado tradicional. No ano passado a estimativa é que tenha aumentado em 40% em relação a 2009. Neste ano o crescimento deve ser semelhante, segundo a Brasilbio, o que deve elevar o faturamento do setor para R$ 700 milhões em 2011. Já a evolução do setor agropecuário tradicional está estimada para 7,4% neste ano, segundo a CNA. “A demanda em todo o mundo por orgânicos cresce acima de 30% ao ano e no Brasil estamos crescendo até 40% nos últimos anos. O consumidor está demandando mais e o produtor está acompanhando. Ainda é um volume muito baixo, mas a tendência é crescer muito”, afirma o presidente da Brasilbio, José Alexandre Ribeiro.

Com o objetivo de gerar visibilidade e disseminar os benefícios dos alimentos produzidos sem agrotóxicos, o Ministério da Agricultura, em parceria com o Sebrae e diversas outras instituições, está promovendo até o próximo dia 5 de junho a 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos. O tema da edição deste ano é “Produtos Orgânicos – ficou mais fácil identificar”, com foco na divulgação do selo Produto Orgânico Brasil, que ajuda os consumidores a identificar esses produtos, e da Declaração de Cadastro do Agricultor Familiar, ambos instituídos pelo ministério.

Em 2011 o mercado deve ganhar um impulso em função de ter entrado em vigor a lei que regulamenta a produção de orgânicos no Brasil, segundo Ribeiro. A Lei 10.831/03, que busca garantir a qualidade dos alimentos orgânicos produzidos no Brasil, entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano. Decretos presidenciais editados posteriormente à sua aprovação previam que os produtores de orgânicos teriam até 31 de dezembro do ano passado para se adequar às exigências da lei. “A regulamentação ajudou a alavancar o mercado. Tanto os produtores quanto o próprio governo estão divulgando a cultura e as pessoas estão mais conscientes do que é um produto saudável”, afirma Ribeiro.

A agricultura orgânica busca criar ecossistemas mais equilibrados, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. A ideia é evitar a contaminação dos alimentos ou do meio ambiente.

Cidades eliminam sacolas plásticas


Enquanto alguns empresários não sabem ainda o que fazer com o fim do produto, outros já comemoram

São Paulo
- As sacolas plásticas criadas para facilitar a vida do dia a dia estão definitivamente com seus dias contados. De salvadoras da pátria ganharam status de vilãs do meio ambiente. O resultado são dezenas de prefeituras que começam a determinar a proibição da sacola plástica nos estabelecimentos comerciais.
A medida mais recente foi sancionada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. A proibição das sacolas plásticas entra efetivamente em vigor em janeiro de 2012. Mas, durante esse período de adaptação, os estabelecimentos terão de fixar cartazes com a mensagem: "Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis". O texto foi aprovado na Câmara Municipal. Quem insistir em usar as sacolas pagará multa de R$ 50 a R$ 50 milhões, de acordo com o faturamento da loja infratora.

Outras 12 capitais já têm medidas restritivas à utilização das sacolas plásticas. O município de Jundiaí (Grande São Paulo, 50 km da capital) foi um dos precursores. Um acordo entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Prefeitura de Jundiaí, em julho do ano passado, substituiu as sacolinhas plásticas oxibiodegradáveis por sacolinhas produzidas com resina baseada em amido de milho.


Sem rumo


Os fabricantes de sacola plástica em São Paulo parecem um pouco perdidos. “A lei não está clara. Não sabemos que tipo de sacolas será banida. A oxibiodegradável desaparece em 18 meses. A biodegradável é cara e a matéria-prima não está disponível. E os sacolões que utilizam plástico para colocar os alimentos, não terão restrições? Eu tenho orientado os meus clientes a continuarem utilizando as sacolas até o final do ano”, diz Ronaldo Marques Oliveira, representante comercial da D100 Embalagens Plásticas. Segundo ele, desde abril deste ano, quando a cidade de Belo Horizonte definiu a proibição, a procura por sacolas plásticas caiu 20%. “Nós vendemos uma média de 300 mil sacolas mês. Esse número deve cair bastante nos próximos meses.”

Por meio de nota, as entidades ligadas à indústria do plástico se colocaram contra a proibição: “Defendemos que as sacolas plásticas sejam utilizadas sim, porém fabricadas com a qualidade exigida pela Norma Técnica ABNT NBR-14937. Isso porque as sacolas mais resistentes inibem a prática de se colocar uma sacola dentro da outra para transportar produtos mais pesados ou utilizar somente a metade de sua capacidade, além de poderem ser usadas mais vezes, mesmo para as compras em supermercados”.

De acordo com as entidades, a população não pode ser penalizada – seja com cobranças extras, com a geração de novas despesas com sacos de lixo, ou mesmo com a perda e empregos na cadeia produtiva das sacolas plásticas (que hoje garante em São Paulo cerca de 6 mil empregos diretos).


Consciência

Para a empresária e estilista Cris Sakauê, que trabalho com comércio de roupas em São Paulo, as sacolas plásticas nunca fizeram parte do negócio. “Estou produzindo sacolas retornáveis para as clientes mais fiéis. São em renda e são lindas. O objetivo é que, ao compra na loja, a cliente traga a sacola”. Para quem quer dar um presente da loja, Cris tem a opção em papel. Ela recicla também os saquinhos de roupa. “Todo mundo precisa se conscientizar da necessidade da reciclagem e do meio ambiente”.


Oportunidade

Se por um lado os comerciantes de sacola plástica ainda não sabem que rumo tomar, outros já estão vendo na proibição uma oportunidade. É o caso Rodrigo Cinatti, da Mutipel. Os pedidos de sacola de papel vêm crescendo 60% ao mês depois das leis que determinaram a substituição das sacolas. “Precisamos suspender a propaganda no Google, pois não estávamos dando conta dos pedidos. Estamos também atendendo 80% mais ligações de clientes atrás das sacolas de papel e papelão.”


ASSAÍ - Profata abre 28 novas vagas para curso de soldador

O Programa Fábrica de Talentos (Profata) abre sua 11ª turma com a oferta de 28 vagas para curso de soldador Mig/Mag, destinadas a jovens de Assaí e São Jerônimo da Serra.
Com duração de quatro meses e 640 horas de formação, o curso começa em 4 de julho.
Para garantir uma vaga, os candidatos serão submetidos a provas de conhecimento em português e matemática (12 de junho), e demais fases eliminatórias, com dinâmicas em grupo e entrevista individual com psicólogo e com assistente social, além de visita domiciliar.
O Profata resulta de parceria entre Jumbo Tratamento Térmico e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
A atual edição do programa inova ao integrar alunos de duas localidades, Assaí e Santo Antônio do Paraíso, com a oferta de 14 vagas para cada cidade, comenta o técnico de Ensino do Senai Londrina e coordenador do Profata, Jorge Marcos da Silva.
Inscrições ao curso de soldador do Profata podem ser feitas na Associação Comercial e Empresarial de Assaí (Acia), de 30 de maio a 11 de junho, entre 9 e 12 horas, e de 14 até 17 horas.

Por Revelia

Assaí - Concurso Público‏

Neste domingo (29) 775 candidatos de Assaí e toda região realizaram o Concurso Público para provimento de 169 vagas para diversos cargos para a Prefeitura de Assaí.
O concurso contava com 818 inscrições, porém 43 candidatos se ausentaram ou chegaram atrasados, pois os portões foram fechados rigorosamente as 13:30hrs em conformidade com o edital.
O grande trabalho desenvolvido pela equipe técnica do concurso, garantiu a segurança e tranquilidade dos candidatos de Assaí e região.
O caderno de prova, está a disposição para retirada dos candidatos na sede da Prefeitura.
O gabarito será publicado nesta segunda feira (30) a partir das 17:00hrs.
O prazo para recurso sobre o conteúdo da prova e gabarito vai até dia 31 de maio. E o resultado final será divulgado no dia 07 de julho de 2011.
Murilo Leonardi
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Estamos de volta

Por alguns dias tivemos problemas com nosso Blog.
Mas agora tudo resolvido, estamos de volta.
Agradecemos a compreensão.

Obrigado
Devonir Custódio